Advertisement

Líder do Grupo Wagner utilizou o seu próprio Embraer Legacy em voo à Bielorrússia

O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, pode ter utilizado o seu Embraer Legacy 600 de matrícula RA-02795 até a Bielorrússia.

Após tensões entre o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, e o presidente russo Vladimir Putin, o mercenário teria utilizado o seu próprio jato Legacy da Embraer para voar até à Bielorrússia na data de hoje (27/06).

Segundo informações do grupo investigativo Gayun, o Legacy de registro RA-02795 foi visto sobrevoando a região de Rostov, concluindo o voo até Minsk, capital da Bielorrússia. O grupo também afirma que o Legacy 600 possui ligação com o Grupo Wagner desde 2019, quando os Estados Unidos incluíram o jato na lista de sanções. No site de rastreio de voos Flightradar24 mostra que de fato o avião de Prigozhin está na Bielorrússia. 

 

O líder do Grupo Wagner, , Yevgeny Prigozhin, pode ter utilizado o seu Embraer Legacy 600 de matrícula RA-02795 até a Bielorrússia.
Foto: Flightradar24/Reprodução

Curiosamente, o voo realizou uma espécie de desvio em torno do território ucraniano, pois o espaço aéreo da Ucrânia está bloqueado em decorrência dos conflitos.

A possível extradição de Yevgeny Prigozhin na Bielorrússia é resultado de um acordo após um motim do Grupo Wagner após o desentendimento e acusações de ataques não planejados por parte do comando militar da Rússia.

Segundo os dados do site Planespotters.net, o RA-02795 foi produzido em 2007, fazendo parte da Linxair da Sérvia, operando também nas frotas da International Jet Management (Austria), MNG Jet (Turquia), Autolex Transport, quando em setembro de 2020, passou a fazer parte do Grupo Wagner.

 

O líder do Grupo Wagner , Yevgeny Prigozhin, pode ter utilizado o seu Embraer Legacy 600 de matrícula RA-02795 até a Bielorrússia.
Por conta das sanções dos EUA, o Legacy RA-02795 está proibido de sobrevoar a União Europeia e o espaço aéreo dos Estados Unidos Foto: Anna Zvereva

 

O líder do Grupo Wagner , Yevgeny Prigozhin, pode ter utilizado o seu Embraer Legacy 600 de matrícula RA-02795 até a Bielorrússia.

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Embraer, Embraer Legacy 600, Guerra na Ucrânia, Legacy, usaexport