Advertisement

Azul vai suspender voos do Santos Dumont para sete cidades incluindo Brasília

Aeroporto Santos Dumont Rio de Janeiro ALTA

As mudanças após a nova portaria que limita das operações no Aeroporto Santos Dumont já começam a aparecer e impactará a viagem de milhares de pessoas. A Azul Linhas Aéreas vai suspender voos diretos do terminal carioca para sete cidades, incluindo Brasília, uma rota estratégica e bastante utilizada.

Além da Capital Federal, a companhia também decidiu suspender voos para Campos dos Goytacazes (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Maceió (AL) a partir do dia 1º de outubro e posteriormente no dia 29 do mesmo mês será suspensa a rota direta para Goiânia (GO).

A Azul decidiu suspender operações diretas para sete cidades mesmo com a opção de realocar voos para o Aeroporto Internacional do Galeão, cuja a intenção do governo é dar maior movimento ao terminal da Ilha do Governador. As limitações também são uma forma segundo o governo e a prefeitura do estado, do Santos Dumont não operar tão próximo do seu limite operacional.

Inicialmente a ideia seria limitar o número de passageiros que passam pelo Santos Dumont em até 10 milhões de passageiros ao ano, esse número segundo estimativas do Ministério de Portos e Aeroportos poderia chegar à 12 milhões ao final de 2023.

Azul Rio de Janeiro
Foto: Azul Linhas Aéreas

Na última reunião entre os líderes do governo federal e do estado, foi acordado junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a nova medida iria reduzir o número de voos no Santos Dumont e limitar operações diretas em um raio de até 400km de distância. A nova medida passa a valer a partir de janeiro do próximo ano.

A Azul informou que “devido às restrições de capacidade operacional impostas no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, se viu obrigada a fazer mudanças na operação de voos diretos na cidade”. Reforçando que “os clientes com passagens adquiridas para as rotas suspensas estão sendo informados e receberão toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sendo reacomodados em outros voos da empresa ou terão o ressarcimento integral do valor pago pelo bilhete”.

Até o momento a LATAM ainda não divulgou qual será a sua medida diante da nova restrição de voos do Aeroporto Santos Dumont, reforçando que divulgará em breve a sua nova malha para o Rio de Janeiro. A GOL informou no final de julho que remanejou milhares de voos para o Galeão, elevando sua oferta de assentos em 110% a partir de novembro, reduzindo significativamente suas operações no Santos Dumont.

Veja também:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.