Advertisement

Para onde vão os caças F-15 aposentados nos EUA?

amraam aim-120 f-15 EUA

O F-15 Eagle é uma aeronave icônica. Uma das mais potentes em operação nos EUA e o caça com um dos melhore escores de combate 140 x 0. Apesar de sua performance, o Eagle, que já passou dos 50 anos de operação, está com os dias contados e logo deve dar lugar ao F-15EX Eagle II. Mas para onde vão esses imponentes jatos depois de aposentados? 

As opções, na verdade, são várias. Desde outros países, passando pelo cemitério de aviões no Arizona, a NASA e os monumentos e museus. 

Há pouco mais de seis anos a Força Aérea dos EUA (USAF) transferiu oito F-15C Eagle para Israel, um dos maiores operadores do modelo no exterior, marcando a primeira transferência de aviões ativos para outro país. Os caças pertenciam à 173ª Ala de Caça, da Base de Guarda Aérea Nacional (ANG) do Oregon em Kingsley Field. 

F-15 EUA Eagle F-15C aposentados caças
Há medida que os caças F-15 de 50 anos vão sendo aposentados, as aeronaves podem ser transferidas para diversas localidades, Foto: Oregon ANG.

“Vários de nossos jatos estavam programados para aposentadoria e seriam levados para o cemitério; uma das opções que surgiu foi o FMS (Vendas Militares Estrangeiras)”, disse o tenente-coronel Matthew Thomas, comandante do destacamento da USAF para o desdobramento na época.

Outro dos F-15 aposentados foi transferido para a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, a NASA, onde fará parte de seu programa de aviões paquera, ajudando a capturar dados de pesquisa para suas plataformas aéreas. “Transferimos a aeronave 78-0515 em julho passado”, disse o sargento sênior Jay Bosse, programador de produção de gerenciamento de manutenção.

Um F-15 preservado em Klamath Falls. Foto: Oregon ANG.

Algumas aeronaves de Kingsley se tornam “estrelas do rock”, figurativamente falando.

Elas serão transferidas para o Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos e posteriormente repassadas à uma comunidade para exibição pública.

Uma vez que uma cidade manifesta interesse e é aprovada, ela entra em uma lista de espera para receber um pedaço da história da Força Aérea. Com a aposentadoria da frota de caças F-15 Eagle, essa lista está diminuindo rapidamente à medida que o museu transfere jatos para comunidades em todo os EUA.

Kingsley Field tem três desses jatos. Um F-15A que voou naquela mesma, que foi transferido para o museu após sua aposentadoria e posteriormente enviado à base para a exibição estática. Além disso, há um F-4 Phantom II e um F-16 Fighting Falcon em exibição, que sobrevoaram a base e a região em seus dias de serviço ativo.

F-15 aposentadoria serviço EUA USAF
Oito dos F-15C de Kingsley Field foram transferidos para Israel. Foto: Oregon ANG.

O Museu da USAF também aprovou a transferência de um F-15 de Kingsley para a comunidade local, Klamath Falls, Oregon, para exibição pública. 

Finalmente, muitos jatos são enviados para o ensolarado Arizona. Comumente conhecido como “Cemitério de Aviões”, o Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial, pega jatos e os coloca no deserto do sudoeste. 

O ambiente seco e com pouco umidade ajuda a preservar a aeronave a longo prazo, caso ela seja chamada de volta ao serviço. Este ano, a 173ª Ala de Caça teve 11 de seus F-15 retirados de operação, e continuará vendo as aeronaves avançarem para seus anos dourados por mais um ano.

Com informações da 173ª Ala de Caça.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: EUA, F-15, usaexport