Advertisement

Piloto morre em acidente com F-5E na Coreia do Sul

Um piloto da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF) morreu na tarde desta terça-feira (11) quando o caça F-5E Tiger II que pilotava colidiu contra uma montanha. O acidente ocorreu às 13h46 (horário local) logo após o avião decolar da Base Aérea de Suwon, a cerca de 40 quilômetros ao sul de Seoul. 

“Uma luz de alerta de incêndio nos dois motores acendeu após a decolagem em uma base de Suwon às 13h44, e o avião caiu rapidamente”, disse a Força Aérea em comunicado.

F-5E acidente rokaf
Equipes trabalhando no local do acidente. Foto: Yonhap.

O militar, que possuía a patente de Capitão, ainda tentou ejetar. Até o momento, ele não foi identificado publicamente. A ROKAF disse que formará uma força-tarefa para investigar a causa exata do incidente, informa o The Korea Herald. 

Este é o segundo acidente com uma aeronave de caça apenas hoje. Nesta manhã, um F-16V da Força Aérea de Taiwan desapareceu no mar. Testemunhas afirmaram ter visto a aeronave cair na água, enquanto as Forças Armadas buscam pelo piloto sumido. 

Há uma semana, a ROKAF aterrou toda sua frota de F-35 após um dos caças fazer um pouso de barriga. A Coreia do Sul ainda possui 156 caças F-5E e 29 F-5F de dois assentos em operação. Localmente, os jatos são chamados de KF-5E Tiger II. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: acidente, Coreia do Sul, F-5, F-5E, F-5E Tiger II, usaexport