Advertisement

Polônia vai comprar quase 100 helicópteros AH-64 Apache

AH-64E Apache Guardian Boeing Índia Polônia

O helicóptero de ataque AH-64 Apache da Boeing logo terá mais um cliente: a Polônia. Mariusz Blaszczak, Ministro da Defesa polonês, confirmou que o país enviou aos EUA uma solicitação para comprar 96 helicópteros AH-64E Apache Guardian, versão mais moderna da aeronave.

Blaszczak confirmou o AH-64E como vencedor do Programa Kruk, que busca um substituto para os helicópteros Mil Mi-24 Hind, de origem soviética, operados pela aviação do Exército Polonês.

Os novos Apache também farão par com os 250 tanques M1A2 Abrams SEPv3, adquiridos em abril em um contrato avaliado em US$ 4,75 bilhões. O Ministro também diz que os Apache Guardian serão adquiridos com transferência de tecnologia. O valor estimado da compra dos helicópteros não foi revelado. 

A Boeing, por sua vez, celebrou a decisão, dizendo estar “honrada pelo fato do governo da Polônia ter selecionado o AH-64E Apache para a nova frota de helicópteros de ataque das Forças Armadas Polonesas. A seleção do Apache fortalece os laços militares EUA-Polônia, aumentando a interoperabilidade e a cooperação entre a Polônia, o Exército dos EUA e as nações da OTAN.”

Apache Guardian EUA Boeing Helicóptero de ataque AH-64
AH-64E Apache Guardian. Foto: Exército dos EUA.

“Durante o processo de aquisição, a Boeing estabeleceu parcerias cooperativas significativas entre o governo e a indústria poloneses. Nossa parceria com o Grupo de Armamentos Polonês, em particular, continuará a se expandir à medida que implementamos esforços de treinamento e sustentação com a indústria local.”

A seleção do Apache também segue uma longa série de investimentos do governo polonês no setor de defesa, motivadas, inclusive, pela invasão russa na Ucrânia. Em julho, Blaszczak assinou a compra de caças e blindados da Coreia do Sul e novos helicópteros da Itália.

O AH-64 é um dos mais reconhecidos helicópteros de ataque, operado por 17 nações incluindo Reino Unido, Egito, Grécia, Taiwan e Israel. A aeronave atinge os 290 km/h e pode carregar mísseis ar-ar, ar-solo e um canhão automático de 30mm. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AH-64 Apache, EUA, Polônia, usaexport