Advertisement

Pratt & Whitney assina contrato de modificação e suporte de manutenção do motor F117 para o C-17 Globemaster III

C-17 Globemaster III USAF Campo Grande TÁPIO

A Pratt & Whitney, uma empresa RTX, anunciou hoje que assinou um contrato de US$ 5,5 bilhões para modificação e suporte de manutenção do motor F117 anteriormente concedido com a Força Aérea dos Estados Unidos. O contrato fornece serviços de motores para C-17 operados pela USAF e oito parceiros internacionais. O trabalho de sustentação será fornecido entre agora e o segundo semestre de 2027 e será conduzido na Tinker Air Force Base em Oklahoma, bem como nas instalações em San Francisco e Columbus, na Geórgia.

Economia de combustível de 29 milhões de dólares ao ano e redução do tempo de retirada da asa

A modificação apoia ainda mais os objetivos de prontidão, acessibilidade e sustentabilidade da Força Aérea dos EUA e inclui um pacote de melhoria de desempenho do motor que eliminará mais de 20 visitas à oficina por ano graças ao tempo prolongado na asa e economizará aproximadamente US$ 29 milhões por ano em custos de combustível. O pacote melhorará a eficiência de combustível do motor F117, economizando até 6,5 milhões de galões de combustível anualmente e reduzindo as emissões de CO2 em até 140 milhões de libras por ano.

“A frota global de motores F117 é uma referência para propulsão confiável e segura”, disse Jill Albertelli, presidente de Motores Militares da Pratt & Whitney. “Como um parceiro confiável da Força Aérea, pretendemos manter a força desse relacionamento e trazer novos benefícios para a Força Aérea e os oito operadores internacionais do F117”.

Esta atualização mais recente, que faz parte da modificação do contrato de suporte de sustentação, envolve tecnologias que foram demonstradas, incorporadas e estão operacionais em outros modelos de motores. O hardware atualizado será incorporado durante a manutenção de rotina planejada do motor após a conclusão de todas as alterações de engenharia, publicação do Boletim de Serviço e todas as peças sendo industrializadas.

A Pratt & Whitney tem parceria com a Força Aérea há mais de 30 anos no desenvolvimento, produção e manutenção do motor F117, o motor exclusivo da aeronave de transporte Globemaster III. Os motores F117 da Pratt & Whitney acumularam mais de 17 milhões de horas de voo em apoio a missões militares e humanitárias em todo o mundo, sejam missões de transporte aéreo ou lançamentos aéreos de combate noturno em locais inseguros. Certificado em 40.440 libras de empuxo, o motor F117 passou por melhorias contínuas de produto, permitindo-lhe superar as metas estabelecidas para tempo de asa, desligamentos em voo e tempo de resposta reduzido.

“Uma melhoria específica do produto que pretendemos incorporar neste contrato é uma tecnologia de revestimento de pás de compressor que, de acordo com as estimativas do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, pode prolongar o tempo de asa em até 16% e reduzir o consumo de combustível em mais de 1%,” explicou Chris Johnson, vice-presidente de programas de caça e mobilidade da Pratt & Whitney. “Se pudermos melhorar a durabilidade da Força Aérea e diminuir o impacto no meio ambiente, todos sairão ganhando.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.