Advertisement

Presidente Lula quer utilizar maior aeronave da FAB como presidencial

Airbus KC-30 (A330) da FAB pousando em Porto Alegre. Modelo é o maior avião da frota militar brasileira. Foto: Gabriel Centeno.

Após uma série de viagens internacionais nos primeiros meses do novo mandato, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que se faz necessário ter uma aeronave maior para viagens longas, e a escolha foi pelo maior avião da Força Aérea Brasileira (FAB) atualmente, o Airbus A330.

Atualmente o Presidente Lula utiliza um Airbus A319ACJ (VC-1) que foi adquirido em 2005 em seu primeiro mandato. Há algum tempo a ideia de que a presidência precisava de um avião maior e que pudesse realizar viagens mais diretas foi cogitada.

Atualmente a FAB conta em sua frota com dois Airbus A330-200, adquiridos ainda no governo de Jair Bolsonaro, e com a utilização voltada apenas para uso militar. Em uma recente viagem para a China, o A330 acompanhou toda a comitiva brasileira incluindo o Presidente Lula que estava a bordo do A319, apesar da maior autonomia, o jato de grande porte também realizou as mesmas escalas.

O Airbus A330 da FAB, denominados KC-30, possuem alguns assentos ainda ourindos da Azul Linhas Aéreas que foi a antiga operadora tanto do FAB2901 como do 2902. A aeronave é utilizada em missões da Força Aérea Brasileira tanto em transporte de tropas, transporte de cargas e missões humanitárias. 

Agora segundo o Portal 360, o Presidente Lula decidiu que uma dessas aeroanves que receberia o pacote multimissão MRTT, passaria a ser um avião presidencial.

Aeronave presidencial Lula

Para isso, o Airbus A330 receberia uma adaptação interna em configuração VIP para um transporte confortável do presidente e de sua comitiva. A aeronave precisaria receber também antena para internet, salas de reuniões e outras comodidades como uma cozinha e ambientes de descanso. 

Apesar da configuração MRTT permitir uma adaptação para utilização de transporte VIP a bordo, os custos seriam bem elevados. Esta seria a segunda vez que o Presidente Lula trocaria a aeronave presidencial.

No seu primeiro mandato, a Força Aérea Brasileira ainda operava o KC-137, que era um antigo Boeing 707 utilizado para o transporte presidencial, os conhecidos ‘Sucatões’. Para o lugar do antigo avião, Lula adquiriu em 2005 o atual VC-1, o Airbus A319ACJ com capacidade para 39 passageiros e alcance de aproximadamente 7.000km.

Avião-tanque

O A330 da FAB que decolou de Dublin nesta tarde é parte do Projeto KC-X3, que buscava adquirir novos aviões de transporte e reabastecimento em voo de caráter estratégico. A aeronave é fruto do contrato 220004/CABW/2022, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, cuja vencedora foi a Azul S.A. 

A Azul apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508 (futuro FAB 2902), adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato.

Futuramente os KC-30 2901 e 02 seriam convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha. Este serviço, no entanto, será coberto por outro contrato. Baptista Jr. revelou em maio de 2022 que uma equipe da FAB já estava negociando o acordo com a Airbus.
 
Segundo a companhia, a conversão leva cerca de 18 meses. Saiba mais sobre o A330 MRTT e suas capacidades neste artigo especial do Portal AEROFLAP. 

 

 

 

Com informações do Portal 360

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.