• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Primeiros caças Gripen E operacionais da FAB chegam ao Aeroporto de Navegantes

Saab Gripen E FAB Força Aérea Brasileira
Foto: Força Aérea Brasileira

Após desembarcarem do Porto de Itajaí, e também trafegarem pelas ruas de Navegantes, os primeiros dois caças Saab Gripen E produzidos em série chegaram ao Aeroporto de Navegantes, onde devem decolar nos próximos dias para Gavião Peixoto, uma instalação da Embraer no interior de SP.

Enquanto o primeiro, que chegou em 2020 e de numeração 4100 é um modelo instrumentado, usado para a campanha de testes e certificação do Gripen E, os F-39 novos passarão pelo processo de certificação militar, também em Gavião Peixoto. Concluída esta fase, os caças serão enviados ao 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis. 

Os caças desfilaram pelas ruas acompanhados de vários militares fazendo a segurança, e o canal Leandro LS acompanhou toda a movimentação no vídeo abaixo, onde também podemos ver várias pessoas aglomeradas nos arredores dos novos vetores de defesa do Brasil.

Todo o procedimento foi atrasado em uma hora e 30 minutos, visto que o trem de pouso principal do Gripen E atolou na entrada do Aeroporto de Navegantes.

Outros dois Gripens, 4103 e 04, devem chegar ao país ainda no primeiro semestre de 2022.

A FAB adquiriu um lote de 36 caças, sendo 28 o modelo F-39E e um assento e oito da versão F-39F de dois assentos. A FAB também tem intenção de adquirir um segundo lote de 30 caças.

O cargueiro Marsgracht foi a embarcação responsável pelo transporte das aeronaves até o Brasil. O navio deixou o porto de Norrköping, um dos principais da Suécia, no dia 10 de março. No porão de carga do navio estão dois dos quatro primeiros Gripens de produção em série para a FAB, matrículas 4101 e 02. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap