• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Qatar Airways e Airbus chegam a acordo em disputa judicial após problemas com o A350

Qatar Airways Airbus disputa judicial acordo
Foto: TJDarmstadt via Wikimedia Commons

A Qatar Airways e a Airbus anunciaram que chegaram a um acordo amigável e mutuamente aceitável em relação à disputa legal sobre a degradação da superfície do A350, incluindo o aterramento de parte da frota do A350 na Qatar Airways.

Segundo o fabricante europeu, um projeto de reparo está em andamento e ambas as partes esperam colocar essas aeronaves de volta no ar com segurança.

Os detalhes do acordo são confidenciais e as partes agora procederão para descontinuar suas reivindicações legais.

O acordo de liquidação não é uma admissão de responsabilidade para qualquer uma das partes. Este acordo permitirá que a Qatar Airways e a Airbus avancem e trabalhem juntas como parceiras.

A intriga que parou nos tribunais começou quando a Qatar Airways identificou em 2021 rachaduras e desgastes de pintura nas fuselagens de algumas unidades do A350, alegando o comprometimento na proteção contra raios e o risco de incêndio no tanque de combustível, questionando o controle de qualidade da Airbus.

A Airbus, por sua vez, disse que o A350 era seguro para voar, e que a autoridade da aviação europeia (EASA) descartou os riscos apontados pela companhia aérea do Qatar.

Por outro lado, a Airbus acusou a Qatar Airways de utilizar o motivo da reclamação para postergar o recebimento de novas unidades do A350 de forma estratégica para cortar gastos ao não manter as aeronaves estocadas por conta própria. 

Em abril de 2022, a justiça determinou que a Airbus não cumprisse a obrigação contratual de entregar uma ordem de 50 jatos A321neo para a Qatar Airways, bem como permitiu que os A350 não entregues fossem direcionados para outras companhias aéreas.

Com isso, o ano de 2022 foi marcado por aplicação de multas tanto para a Airbus quanto para a Qatar Airways, cancelamento de pedidos e até declarações provocativas durante um pedido de encomenda com a Boeing.

 

Com informações: Airbus

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]