helicóptero AS565 Panther Atalef Israel
Helicóptero Eurocopter AS565 Panther da Força Aérea de Israel. Na IAF, o modelo é chamado de Atalef. Foto: US Navy.

A queda de um helicóptero AS565 ‘Atalef’ da Força Aérea Israelense (IAF) resultou na morte de dois pilotos militares, na noite de segunda-feira (03). Um terceiro tripulante foi resgatado com vida, sendo levado ao hospital com ferimentos moderados.

Segundo a IAF, faleceram no acidente o Tenente-Coronel Erez Sachyani, 38 anos, e o Major Chen Fogel, 27 anos. As equipes de resgate tentaram ressuscitar os aviadores, sem sucesso. Sachiani era casado e tinha três filhos. 

O helicóptero — pertencente ao 193 Squadron com sede base aérea de Ramat David — havia decolado para uma missão de treinamento na costa de Haifa, por volta das 20h00 (horário local), vindo a cair no mar pouco depois das 21h00. 

partes as565 atalef acidente
Destroços do AS565 Atalef que caiu na segunda-feira. Foto: Alon Nadav

“Tivemos uma noite difícil e este é um dia difícil para Israel. Perdemos dois filhos, dois pilotos, alguns dos nossos melhores, em um acidente no mar. Compartilho a dor das famílias pela perda do Tenente-Coronel Erez Sachyani e do Major Chen Fogel, homens que deram suas vidas pela segurança de Israel, dia após dia, noite após noite” disse o primeiro-ministro Naftali Bennet na manhã desta terça-feira (04). 

Após o acidente, o Comandante da IAF, General Amikam Norkin, ordenou o aterramento da frota de helicópteros Atalef. Ele também formou uma comissão investigativa, liderada por um coronel, para apurar as causas do acidente.

https://twitter.com/GardaAramis/status/1478387381522903051

Em 1996, a IAF adquiriu helicópteros AS565MA Panther para substituir os MH-65 Dolphin. O Atalef é usado principalmente em missões no mar, capaz de pousar em embarcações da Marinha israelense. A aeronave é usada em missões de vigilância da costa, localização alvos marítimos e operações de busca e resgate (SAR).

DEIXE UMA RESPOSTA