Advertisement

Queda de mísseis vindos da Guerra na Ucrânia mata dois fazendeiros na Polônia

Local do impacto dos mísseis na Polônia. Mísseis vieram da zona de guerra entre Ucrânia e Rússia.

A guerra entre Rússia e Ucrânia fez mais duas vítimas na noite de terça-feira (15) quando dois mísseis – ou foguetes – caíram em uma fazenda na Polônia. A queda dos artefatos matou dois fazendeiros na região de Przewodów, uma vila distante apenas oito quilômetros da fronteira com a Ucrânia. 

As imagens do local mostram um trator e um reboque danificados pelo impacto, que deixou uma enorme cratera. Segundo informações da mídia local, os fazendeiros estavam trabalhando na secagem de grãos quando os mísseis caíram. 

O episódio, cujos detalhes ainda são poucos, aumentou o atrito entre Rússia e OTAN, aliança militar liderada pelos Estados Unidos e cujo a Polônia é um dos membros mais ao leste. As relações entre as duas partes já estavam bastante afetadas pela invasão na Ucrânia. Caças MiG-29 e F-16 da Força Aérea Polonesa foram despachados logo após as explosões, e o nível de prontidão de demais unidades militares também foi aumentado. 

O incidente também provocou uma série de reuniões de emergência dentro do governo polonês (incluindo entre o Conselho de Segurança Nacional) e seu parceiros na OTAN. Líderes dos membros da Organização deverão se reunir nos próximos dias com base no Artigo 4, que diz: “As Partes consultar-se-ão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer das Partes estiver ameaçada.”

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e seu conselheiro Mykhailo Podolyak declararam publicamente que os mísseis eram russos. A Letônia, outro membro da OTAN, também fez declarações oficiais acusando a Rússia. 

Autoridades russas, por sua vez, negam que os mísseis eram seus e ainda condenam alegações de que o incidente na Polônia foi um ataque provocativo. Conforme observa o The War Zone, se os mísseis forem, de fato, russos, “é provável que seja um erro de inserção de alvo ou um ataque deliberado, já que a possibilidade de dois mísseis errantes atingirem o mesmo alvo exato coincidentemente é extremamente baixa.”

Outra possibilidade é que os mísseis sejam ucranianos. A vila polonesa fica a 45 minutos de Lviv, cuja infraestrutura foi alvo de um forte ataque russo nos últimos dias. Internautas observam que os destroços encontrados na fazenda polonesa são parecidos com partes do míssil 5V55, do sistema antiaéreo S-300 de origem russa, mas também amplamente empregado pela Ucrânia no conflito.

Caso essa hipótese se confirme, não seria a primeira vez que algo do tipo acontece. Em março um drone Tu-141 ucraniano caiu em uma praça na Croácia. Essa ocasião, no entanto, não deixou vítimas como no caso polonês.

O presidente norte-americano Joe Biden foi questionado sobre o incidente durante a cúpula do G-20 na Indonésia. Ele disse que há informações preliminares que contestam se os mísseis foram disparados da Rússia. “Não quero dizer isso até nós o investigamos completamente. É improvável, nas mentes da trajetória, que tenha sido disparado da Rússia. Mas veremos.”

Apesar das teorias, autoridades polonesas não apontaram culpados até o momento, limitando-se às declarações públicas, reuniões de emergência e afirmações de que o incidente está sendo investigado. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Mísseis, OTAN, Polônia, Rússia, Ucrânia, usaexport