RAF reabastece aviões em voo com biocombustível pela primeira vez

Avião-tanque A330 MRTT Voyager transferiu combustível de aviação sustentável (SAF) para caça Eurofighter Typhoon e C-130 Super Hércules. Foto: RAF.
Avião-tanque A330 MRTT Voyager transferiu combustível de aviação sustentável (SAF) para caça Eurofighter Typhoon e C-130 Super Hércules. Foto: RAF.

A Força Aérea Real Britânica (RAF) realizou o primeiro reabastecimento em voo (REVO) de suas aeronaves com combustível de aviação sustentável, o SAF. Um avião-tanque Voyager (Airbus A330 MRTT) transferiu o biocombustível para um caça Eurofighter Typhoon e um cargueiro C-130J Hércules C.4. 

Em nota a RAF diz que usou o SAF misturado com o querosene de aviação regular para realizar o primeiro REVO com mistura de combustível de aviação sustentável. A força aérea também divulgou um vídeo mostrando o momento em que o Typhoon encaixa sua sonda de REVO ao cesto do Voyager, permanecendo conectado à aeronave por cerca de 30 segundos, afastando-se em seguida.

O combustível usado no REVO é, na verdade, o resto do mesmo produto usado em um teste realizado em novembro de 2022, onde o Voyager da RAF fez um voo abastecido apenas com o SAF, tornando-se o primeiro avião militar operacional a usar o produto.

“O combustível restante do teste do Voyager foi misturado com combustível regular em cerca de 46-48%. A RAF trabalhou com a Air BP para recertificar o combustível e atingir os padrões necessários para uma missão segura e eficaz”, diz a força aérea.

RAF é a primeira força aérea no mundo a voar uma aeronave militar 100% abastecida com combustível de aviação sustentável (SAF).

RAF foi a primeira força aérea no mundo a voar uma aeronave militar 100% abastecida com combustível de aviação sustentável (SAF). Foto: RAF.

O biocombustível é feito de matérias-primas sustentáveis ​​à base de resíduos, nesse caso o óleo de cozinha usado. O SAF reduz em 80% as emissões de carbono do ciclo de vida em comparação com o combustível convencional, o que diminui a dependência da RAF nas cadeias de suprimentos globais, e melhora a resiliência operacional.

O evento também marcou o primeiro voo 100% SAF de um jato wide body, abrindo caminho para uma série de possibilidades para o futuro de aeronaves militares e civis.

Lockheed Martin C-130J Super Hercules RAF Reino Unido Inglaterra

C-130 também recebeu biocombustível de aviação. Foto: RAF.

“Aprendemos muito durante este teste e agora temos confiança em nossa capacidade de usar misturas de combustível de aviação sustentável agora e no futuro. O teste provou que não há prejuízo para o desempenho enquanto nos esforçamos para atingir metas de redução de emissões”, afirma o Líder de Esquadrão Evans, Gerente de Projeto de Fornecimento da RAF

“Esta foi a primeira vez para o Typhoon e o Hercules e acreditamos que somos a primeira Força Aérea a conduzir uma operação de reabastecimento ar-ar com uma curva de combustível de aviação sustentável neste nível (46-48%).”

Typhoon RAF Ucrãnia OTAN

Typhoon FGR.4 da RAF reabastecendo durante as missões de policiamento aéreo no Leste Europeu. Foto: RAF.

“Esta é outra conquista importante no notável progresso da Royal Air Force para aumentar o uso de combustível sustentável”, disse a Baronesa Annabel Goldie, ministra da Defesa do Reino Unido. “Com potenciais benefícios para o meio ambiente e resiliência operacional, este importante trabalho ao lado da indústria de defesa especializada e equipes científicas no Reino Unido é crucial para a futura resiliência da RAF.” 

A RAF diz que, “com o tempo, o aumento do uso de combustível de aviação sustentável deve diminuir a dependência da RAF em cadeias de abastecimento globais e combustíveis fósseis e, assim, melhorar a resiliência operacional.”

Com informações de Royal Air Force

 

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Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.