O Centro de Investigação de Acidentes de Transporte da República da Sérvia (CINS) anunciou o relatório preliminar do acidente envolvendo o Embraer E195 (OY-GDC) da Marathon Airlines (operando em nome da Air Serbia), que atingiu um conjunto de antenas da cabeceira oposta (ILS) no momento da decolagem.
No dia 18 de fevereiro, o voo JU-324 deveria cumprir a rota entre Belgrado e Dusseldorf, mas acabou com o avião danificado severamente após o choque com obstáculos e antenas na decolagem, logo após ingressar na cabeceira 30L erroneamente, iniciando a decolagem após a metade da pista.
De acordo com o CINS, a tripulação realizou a avaliação inadequada do desempenho de decolagem do Embraer, diante da decisão de decolar com o comprimento da pista menor do que o recomendado.
#ÚltimaHora: El Embraer E195LR de Marathon Airlines con matrícula OY-GDC que estaba operando el vuelo JU324 para Air Serbia entre Belgrado y Dusseldorf ha entrado en la pista de despegue de la capital de Serbia antes de lo previsto, no teniendo longitud suficiente para… pic.twitter.com/Tgc1zajyNm
— On The Wings of Aviation (@OnAviation) February 18, 2024
Air Serbia Embraer E195LR aircraft (OY-GDC) returned back to Belgrade (BEG) after it hit an airport infra (landing instrument) while operating flight JU324 Belgrade – Dusseldorf on the evening of Sunday, February 18, 2024.#aircraft pic.twitter.com/T7g3Pen09q
— FL360aero (@fl360aero) February 18, 2024
Momenat poletanja E195 reg. OY-GDC juče sa BEG.✈️ pic.twitter.com/nLENzbWtkl
— Peđa Vučetić (@Pedjijatar) February 19, 2024
“Uma das prováveis causas do acidente foi a avaliação inadequada dos parâmetros de decolagem durante a preparação pré-voo da tripulação da aeronave e após a decisão de decolar com um comprimento de pista menor em comparação ao inicialmente planejado”, disse o CNIS no relatório preliminar. Chama a atenção o fato da torre de controle (TWR) ter alertado os pilotos sobre o ingresso equivocado na pista.
Após o choque, a aeronave ainda conseguiu decolar mesmo com danos na asa, prejudicando diretamente o funcionamento dos flaps, base de uma das asas, incluindo o vazamento de combustível.
Dias depois do acidente, a Air Serbia anunciou que independente do resultado das investigações, encerraria o seu contrato de locação de tripulação da companhia grega Marathon Airlines no dia 21 de fevereiro.
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