Advertisement

Relatório relata erro da tripulação com Embraer que atingiu antenas após decolar

Embraer acidentado Air Sebia E195

O Centro de Investigação de Acidentes de Transporte da República da Sérvia (CINS) anunciou o relatório preliminar do acidente envolvendo o Embraer E195 (OY-GDC) da Marathon Airlines (operando em nome da Air Serbia), que atingiu um conjunto de antenas da cabeceira oposta (ILS) no momento da decolagem.

No dia 18 de fevereiro, o voo JU-324 deveria cumprir a rota entre Belgrado e Dusseldorf, mas acabou com o avião danificado severamente após o choque com obstáculos e antenas na decolagem, logo após ingressar na cabeceira 30L erroneamente, iniciando a decolagem após a metade da pista.

De acordo com o CINS, a tripulação realizou a avaliação inadequada do desempenho de decolagem do Embraer, diante da decisão de decolar com o comprimento da pista menor do que o recomendado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das prováveis ​​causas do acidente foi a avaliação inadequada dos parâmetros de decolagem durante a preparação pré-voo da tripulação da aeronave e após a decisão de decolar com um comprimento de pista menor em comparação ao inicialmente planejado”, disse o CNIS no relatório preliminar. Chama a atenção o fato da torre de controle (TWR) ter alertado os pilotos sobre o ingresso equivocado na pista.

Após o choque, a aeronave ainda conseguiu decolar mesmo com danos na asa, prejudicando diretamente o funcionamento dos flaps, base de uma das asas, incluindo o vazamento de combustível.

Dias depois do acidente, a Air Serbia anunciou que independente do resultado das investigações, encerraria o seu contrato de locação de tripulação da companhia grega Marathon Airlines no dia 21 de fevereiro.

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Notícias, Outros

Tags: Acidente Aéreo, Air Serbia, E195, Embraer