Advertisement

Rússia perdeu mais de 25% de seus mais modernos helicópteros na Ucrânia

Kamov Ka-52 Alligator Rússia VKS

A campanha da Rússia na Ucrânia não está sendo nem um pouco fácil para a Moscou. Segundo um relatório da Inteligência Britânica, Moscou perdeu 25% da sua frota de helicópteros Kamov Ka-52 Alligator, uma das aeronaves mais modernas do país. 

Desde os primeiros dias da invasão, que completou oito meses no último final de semana, foram confirmados 23 abates de Ka-52. “Isso representa mais de 25% da frota em serviço da Força Aérea Russa de 90 Ka-52 e quase metade das perdas totais de helicópteros da Rússia na Ucrânia”, afirma o Ministério da Defesa britânico. 

No relatório, o Ministério ainda nota que os helicópteros russos tem sofrido boa parte das baixas através de mísseis antiaéreos portáteis (MANPADS). As aeronaves tem operado “com cobertura superior menos consistente dos jatos de combate do que esperariam sob a doutrina militar russa.”

A Ucrânia recebeu milhares de MANPADS antes mesmo da Rússia invadir o país, com destaque para os FIM-92 Stinger dos EUA, Starstreak do Reino Unido e PPZR Piorun da Polônia. 

Com mais de oito meses de combate, Moscou ainda não conseguiu obter a supremacia aérea no campo de batalha, apesar de possuir aviões e mísseis antiaéreos mais modernos e em maior número que a Ucrânia. O guarda-chuva antiaéreo dos dois lados, disposto em camadas, força o voo rasante de aviões e helicópteros. 

Apesar de impedir o engajamento de sistemas de longo alcance, isso expõe as aeronaves ao fogo dos MANPADS. Conforme observa o Eurasian Times, o estoque de munição russo está encurtando. 

Segundo o portal Oryx, que documenta as perdas russas e ucranianas, Moscou já perdeu 7559 veículos, dos quais 54 são helicópteros. O site também confirma a perda dos 23 Ka-52. Em agosto a Ucrânia alegou ter derrubado três destes helicópteros em apenas um dia. 

Ainda que a Rússia disponha de centenas de helicópteros Mi-8/Mi-17 Hip e Mi-24/Mi-35 Hind, os Ka-52 e Mi-28 são os helicópteros de combate mais modernos do país. Baseado no Ka-50, o helicóptero de rotores coaxiais é equipado com um canhão lateral de 30 mm, pode carregar foguetes não guiados e 12 mísseis antitanque Vikhr. É também um dos únicos helicópteros no mundo que possui assentos ejetáveis. 

Helicópteros Kamov Ka-52 da Rússia
Helicópteros de ataque Kamov Ka-52 Alligator. Foto: Ministério da Defesa Russo.

Designado Hokum-B pela OTAN, o Ka-52 é tripulado por dois militares que dividem as funções de pilotar o helicóptero e monitorar os sensores optrônicos e o radar FH01 Arbalet 52. O Ka-52 é bastante ágil e manobrável, podendo superar os 300 Km/h. Apenas Rússia e Egito operam este helicóptero.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: helicopteros, KA-52, Rússia, Ucrânia, usaexport