Rússia voltará a fabricar o mais moderno avião soviético para atender demanda interna

Rússia Tupolev Tu-204 Tu-214
Foto: Tupolev/Divulgação

A Rússia está implementando esforços agora para aumentar a produção de aviões próprios do país. Além de acelerar os projetos do Irkut MC-21 e do Sukhoi SSJ100, agora o governo está trabalhando para retomar a produção do Tupolev Тu-214.

De acordo com o vice-primeiro-ministro do país, Yuri Borisov, a prioridade de retomar voos com o avião soviético mais moderno produzido, o Tupolev Tu-204, em uma versão com atualizações.

“A questão urgente é restaurar a produção de modelos domésticos na quantidade necessária, para que não tenhamos dificuldades com o transporte de cidadãos russos dentro do país e no exterior”.

De acordo com Borisov, a estratégia da Rússia é produzir pelo menos 10 aviões Tu-214 por ano, sendo que a produção dessa aeronave deve conviver com o novíssimo MC-21, visto que este último é equipado com componentes ocidentais e está com sua produção afetada pelas sanções.

Ao mesmo tempo os engenheiros trabalham para adaptar uma versão do MC-21 produzida totalmente com componentes russos. 

O Tu-214 será equipado com tanques extras de combustível para aumentar a autonomia da aeronave, esta versão também tem motores Aviadvigatel PS-90A atualizados para aumentar o peso máximo de decolagem (MTOW). Diferente do MC-21, não há presença dos modernos e mais econômicos motores PD-14 do MC-21.

O grande entrave ainda é contratar mão de obra especializada para ampliar a produção de aviões na Rússia, visto que até então o foco estava na produção do SSJ100 e MC-21. Com as novas diretrizes do governo, até o Ilyushin IL-96 terá sua produção retomada.

 

Tupolev Tu-204

Tu-204. Foto: Anna Zvereva via Flickr (CC BY-SA 2.0)

Apesar da sua semelhança com um Airbus A321 e com o Boeing 757, o Tu-204 iniciou a sua vida operacional em janeiro de 1989 e tinha o 757 como concorrente direto.

Com pouco mais de 90 unidades produzidas, o Tu-204 foi produzido nas versões de passageiros, carga e combi (carga e passageiros). A aeronave foi desenvolvida para substituir os trijatos Tu-154 e hoje conta com algumas operadores como a Cubana, Air Korio e Aviastar-TU.

Tradicionalmente o Tu-204 foi rejeitado pelas companhias ao longo dos anos pelo seu alto consumo de combustível. Por hora ele pode consumir uma tonelada a mais em comparação com o Airbus A321, e por este motivo, mesmo as companhias russas optaram por aviões ocidentais.

Yuri Borisov observou em 2018 que o avião também tinha manutenção mais cara na comparação com seus concorrentes ocidentais, na época ele estava motivando a produção do MC-21.

 

 

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