SAAB Gripens E/F Foto: SAAB

A empresa sueca, SAAB, por meio do diretor da área de negócios da Saab Aeronautics, Jonas Hjelm, disse que poderia haver uma negociação de caças Gripens E/F para a FAC (Força Aérea Colombiana). O anúncio foi feito durante a F-AIR ( Um feira aeronáutica) que aconteceu na semana passada no país sul-americano.

A Colômbia poderia receber 15 unidades do caça sueco, sendo 12 da versão monoposta”E” e 3 da versão biposta “F”. Os Gripens iriam vir em boa hora para atualizar os caças de defesa área da FAC, que atualmente são os caças de fabricação israelense, Kafir.

Segundo, Hjelm, ainda é cedo para saber de detalhes de onde os caças seriam construídos. Com tudo disse que caso avance a possível compra os caças poderia sair de unidades do Brasil e da Suécia. O mesmo caça que foi cogitado para a Colômbia será o futuro caça da FAB, que começam a chegar em 2021.

Com tudo uma “competição” deve acontecer e com isso outros caças de outras empresas poderiam concorrer com o caça sueco, são eles o F-16 Fighting Falcon Block 70 da Lockheed Martin, o Eurofighter Typhoon da Airbus ou o Kafir Next-Generation (NG) da IAI.

DEIXE UMA RESPOSTA