O cargueiro tático C/KC-390 Millennium da Embraer tem chamado atenção de diversas nações, incluindo a Suécia, que poderá ser a mais nova cliente do jato. Para vender o C-390 aos suecos, a Embraer se juntou, no início do ano, à Saab, em uma parceria que foi reforçada no Dubai Air Show 2023 (DAS).
O CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior e o Presidente da Saab, Micael Johansson, se encontraram durante o evento. Pelas mídias sociais, a Embraer aproveitou o encontro dos executivos para reforçar a oferta conjunta do KC-390 à Suécia.
Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da #Embraer Defesa & Segurança, e Micael Johansson, Presidente e CEO da @Saab, na área de exposição estática da Embraer durante o @DubaiAirshow. Saiba mais: https://t.co/tuDMCa3QMF #C390 #Millennium #DAS23 #DubaiAirshow pic.twitter.com/AE3zWGRKrS
— Embraer (@embraer) November 14, 2023
“No início deste ano, ambas as empresas anunciaram uma colaboração para posicionar o C-390 Millennium como a melhor solução para renovar a frota de transporte aéreo tático da Força Aérea Sueca, bem como para desenvolver outras oportunidades de negócios conjuntas na América Latina”, diz a publicação da fabricante brasileira no LinkedIn.
Há quase dois meses o Ministro da Defesa José Múcio confirmou o interesse de Estocolmo pelo cargueiro brasileiro. Múcio ainda havia marcado uma viagem à Suécia para negociar o jato da Embraer, mas os eventos no Oriente Médio impediram a ida dele.
Como explicado anteriormente em Aeroflap, a venda dos C-390 para a Suécia é discutida desde 2009, quando o Programa FX-2 ainda estava na fase de análise dos concorrentes. Na época os suecos ofertaram a compra do modelo brasileiro como parte do acordo de contrapartida.
Segundo o Ministro brasileiro, a oferta mais recente inclui um acordo ganha-ganha, onde a Suécia compra quatro KC-390 e o Brasil adquire mais um lote de caças F-39 Gripen, somado aos 40 já encomendados.

C-390 Millennium durante testes de operação em pistas de cascalho. Imagem: Embraer.
A Suécia quer substituir seus C-130H Hércules, em serviço desde 1965 e que segundo o portal Janes, estão entre os mais antigos em atividade no mundo. Os turboélices passaram por uma atualização de meia vida, mas devem parar de voar no início da próxima década.
O KC-390 tem conquistado clientes no Velho Continente: Portugal, parceiro do programa, comprou cinco aviões e já está operando sua primeira unidade; Hungria adquiriu duas unidades; Holanda assinou contrato para cinco aviões e a Áustria vai comprar quatro KC-390 em conjunto com os Países Baixos. A Tchéquia é a cliente mais recente, assinando contrato para duas aeronaves.
Além das compras assinadas a Embraer negocia com vários outros países, incluindo Índia, República Tcheca, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.