Advertisement

Saab recebe contrato da Suécia para atualização em caças Gripen C/D

Caças JAS-39C Gripen da Força Aérea Sueca. Foto: Saab - Ramon Wenink.

A Saab recebeu um pedido da Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) para atualização dos caças JAS-39C/D Gripen. O contrato, assinado na sexta-feira (16), está avaliado em 3.5 bilhões de coroas suecas e inclui opções que permitem à FMV fazer pedidos adicionais para melhorias de capacidade durante 2023.

As atualizações nos caças Gripen da Força Aérea Sueca (SwAF) permitirão que os aviões de combate permaneçam relevantes até, pelo menos, 2035. Estão inclusas:

  • Novas versões dos motores RM12 (General Electric F404), que aumentarão o desempenho em voo;
  • Introdução de um novo sistema de guerra eletrônica, mais eficaz. Este novo conjunto criará condições para aumentar a capacidade de ataque com uma nova carga útil (ainda não revelada); 
C-130 Tp.84 Suécia Gripen
Tp.84 (KC-130H) em reabastecimento com caças JAS-39 Gripen. Foto: Milan Nykodym
  • Novo radar de bordo da Saab. O sensor oferece maior desempenho com ênfase na capacidade aprimorada e alcance estendido de detecção e rastreamento; 
  • Também inclui um sistema aviônico atualizado e preparado para o futuro que, entre outros recursos, permite atualizações rápidas de software da função do sensor.

“Esta atualização fornecerá à Força Aérea Sueca uma capacidade de caça significativamente mais forte”, disse Jonas Hjelm, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab. “O contrato é um grande avanço em termos de desempenho e funcionalidade do radar, tanto para o hardware quanto para o software, e garantirá a capacidade operacional do Gripen C/D para o futuro.”

Gripen C sueco armado com mísseis ar-ar IRIS-T e AIM-120 AMRAAM e bombas GBU-39 SDB. Foto: Stefan Kalm - Saab.
Gripen C sueco armado com mísseis ar-ar IRIS-T e AIM-120 AMRAAM e bombas GBU-39 SDB. Foto: Stefan Kalm – Saab.

Ainda segundo a fabricante, o aprimoramento de capacidades trará uma melhor interoperabilidade entre o Gripen Legacy e o Gripen E, por exemplo, pela atualização dos sistemas de suporte e links de dados. A interoperabilidade é um pré-requisito, pois as plataformas serão usadas em paralelo por muitos anos.

Segundo levantamento de Flightglobal, a Força Aérea Sueca possui 94 caças Gripen C/D. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Gripen, SAAB, Suécia, usaexport