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Ser comissário de bordo vai muito além que oferecer refeições e um cafezinho

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Sendo uma das profissões mais admiradas no universo da aviação, os comissários de bordo são fundamentais para a cadeia de segurança durante um voo, entretanto, algumas pessoas consideram que a função exclusiva destes profissionais limita-se apenas a distribuir refeições ou um cafezinho durante o voo (serviço de bordo), o que é um equívoco. 

Comissário de bordo instrução antes do voo,
Incluindo a atuação no serviço de bordo, os comissários são um dos principais pilares para manter a segurança de voo Foto: Austrian Airlines

 

Na verdade, a função dos comissários de bordo visa manter a segurança, conforto e tranquilidade dos passageiros durante a operação aérea, bem como do restante da tripulação.

Antes de tudo, para se tornar um comissário de bordo, é necessário realizar um curso de formação que varia a depender da escola, podendo levar de 4 a 5 meses. 

Incluindo o curso preparatório, os comissários também precisam possuir o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª classe, obtido após uma série de exames para avaliar a aptidão física e mental, para que o exercício da profissão não possa comprometer ou gerar riscos à segurança de voo. 

 

A grade curricular do curso de comissário de bordo abrange matérias multidisciplinares das mais diversas áreas, com alguns destaques:

  • Relações humanas
  • Primeiros socorros/Emergência e sobrevivência
  • Segurança de voo
  • Conhecimento geral de aeronaves
  • Fisiologia humana
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Regulamentação do sistema da aviação civil
  • Navegação Aérea e Meteorologia

 

Diante do conhecimento e aprendizado, estes profissionais adquirem funções importantes para a segurança de voo, os comissários de bordo são um dos pilares fundamentais do CRM (Crew Resource Management ou gerenciamento de recursos da tripulação na tradução livre), ou seja: passam a dominar o mecanismo de gerenciamento das ameaças diante dos possíveis erros envolvidos nas operações aéreas. 

 

Tripulantes LATAM comissário de bordo
Foto – LATAM Brasil/Divulgação

 

O melhor exemplo na prática do CRM, é quando um avião encontra-se no cenário de uma evacuação de emergência, no qual os comissários de bordo orientam os passageiros a saírem do avião de forma rápida e segura o mais rápido possível, incluindo a dominância nos aspectos de sobrevivência caso a aeronave pouse em ambientes hostis longe do convívio humano, como o mar ou ambientes de neve e gelo. 

 

Abaixo você pode conferir o treinamento de evacuação de uma aeronave:

 

 

Veja um exemplo real de evacuação: 

 

 

Curiosamente, as instruções fundamentais de emergência são repassadas no momento inicial do voo, mas muita das vezes passam despercebidas pelos passageiros, mas é reforçada pelos cartões de segurança que estão na parte traseira das poltronas (safety card).

 

Comissário de bordo instrução antes do voo,
Cobiçado por spotters e entusiastas da aviação como itens de coleção, o cartão com as instruções de segurança é um forte aliado de segurança dos comissários de bordo Foto: Faizan139, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

 

Independente do motivo, os tripulantes de cabine são os olhos e ouvidos internos para manter a segurança no avião, para que o voo possa ser o mais confortável e seguro para todos os passageiros. 

Por fim, a ANAC recentemente aprovou o novo RBAC (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil) nº 63, que trata dos requisitos para concessão de licenças a mecânicos e comissários de bordo, no qual pôs fim à obrigatoriedade de curso para comissários de voo.

Tal medida foi vista como negativa pela ampla maioria dos profissionais atuantes na aviação, sob a alegação da desqualificação dos novos profissionais, sendo que a banca da ANAC é fundamental para a avaliação para não comprometer o padrão operacional securitário adequado. 

Seja qual for o motivo de um possível problema durante um voo, os comissários de bordo estarão prontamente disponíveis para sanar qualquer problema que possa atentar à segurança, lembrando que servir refeições a bordo, por mais que seja a função mais lembrada, não é a mais primordial.

 

Treinamento intensivo e rigoroso e quais requisitos para atuar em uma companhia aérea 

 

comissário de bordo treinamento GOL

 

Diante de todo o treinamento e conhecimento adquiridos no curso de comissário de bordo, as companhias aéreas também contam com uma preparação intensiva para que os novos comissários possam conhecer melhor a sinergia e procedimentos adotados conforme o tipo de aeronave operado pela empresa aérea.

 

Comissário de bordo treinamento

 

Os treinamentos abordam as mais variadas situações, incluindo situações emergenciais, evacuação, pouso no mar e passageiros hostis. Após o longo caminho entre a teoria e prática, os novos comissários de bordo ainda passam por uma avaliação durante um voo real, mas supervisionado.  

 

Se você ficou interessado em atuar, as principais companhias aéreas do Brasil abrem periodicamente novas seleções, contudo, é necessário ficar atento aos requisitos, que pode mudar a depender da empresa aérea.

 

Estes são os requisitos mais cobrados: 

  • Ensino médio completo; 
  • Cursos de formação de comissário de bordo: CCT (Certificado de Conhecimento Teórico) – aprovação na prova ANAC do curso de comissário e/ou CHT (Certificado de Habilitação Técnica) – certificado concedido após concluir a parte prática da licença na empresa aérea;
  • Exame da ANAC para exercer a profissão; 
  • CMA (Certificado Médico Aeronáutico): exame de saúde pericial da ANAC; 
  • Passaporte válido;
  • Certificado internacional da vacina de febre amarela;
  • inglês intermediário (pode variar a depender da companhia aérea).

Se você gostou do papel do comissário de bordo, procure uma escola de aviação civil mais próxima da sua localidade para mais informações sobre o curso. 

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: ANAC, aviação, Comissário de Bordo, Companhias Aéreas, Tripulação, usaexport