Advertisement

Série de explosões atinge base aérea russa na Crimeia

Saki base aérea Rússia Ucrânia

Uma base aeronaval da Rússia na Crimeia (península ucraniana anexada por Moscou em 2014) foi atingida por pelo menos 12 grandes explosões em série nesta terça-feira (09). Segundo o Ministério da Defesa russo, as explosões foram resultados da destruição de depósitos de munições para aviões. 

“Providências estão sendo tomadas para extinguir o fogo e descobrir as causas da explosão. De acordo com um relatório do local, não houve impacto do fogo na área de armazenamento de munição do aeródromo”, diz um comunicado inicial do Ministério. Informações mais recentes da agência estatal russa TASS apontam para a morte de uma pessoa e outras sete feridas como resultado das explosões. 

As explosões, duas simultâneas, ocorreram por volta das 15h20 (horário local) na Base Aérea de Saki, do Comando de Aviação Naval Russo, na cidade de Novofedorivka. Oficiais russos e da chamada “República da Crimeia” evacuaram residentes das áreas da explosão e enviaram ambulâncias e helicópteros para a zona.

Um alto oficial militar ucraniano disse ao NY Times que o evento foi resultado de ações de tropas da Ucrânia. A base de Saki está a 200 km da posição de combate mais próxima. Mas o oficial, que falou o jornal em anonimato, garantiu que “esta era uma base aérea da qual os aviões decolavam regularmente para ataques contra nossas forças no teatro sul.”

Ele também não revelou quais armas foram supostamente usadas no ataque, limitando-se a dizer que o dispositivo usado era “exclusivamente de fabricação ucraniana”.

Imagens de satélite mostram que um grande número de aeronaves ainda estava na base no momento das explosões. Pelo menos um jato de ataque ao solo Sukhoi Su-24 Fencer foi destruído. 

https://twitter.com/MEPaper1090/status/1557000392558653441

Em declarações posteriores, a Rússia disse que as explosões foram causadas por “violações das regras de segurança contra incêndio”, e não um ataque ucraniano.

“Apenas as violações das regras de segurança contra incêndio são consideradas como uma das principais causas da explosão de várias munições. Não há sinais ou evidências de que isso tenha sido feito deliberadamente”, disse uma fonte do Ministério à TASS. 

A afirmação foi rebatida, com um certo tom de deboche, pelo Ministério da Defesa da Ucrânia em seu primeiro comunicado sobre o incidente. “O Ministério da Defesa da Ucrânia não pode estabelecer a causa do incêndio, mas mais uma vez lembra as regras de segurança contra incêndio e a proibição de fumar em locais não especificados”.

Apesar da base aeronaval de Saki estar além do alcance das armas ucranianas, agentes de Kiev tem executado uma série de ações de sabotagem ao longo do mais de cinco meses de guerra, inclusive dentro de território russo. É possível que as explosões desta manhã sejam resultado de mais uma destas operações, embora não haja qualquer confirmação. 
Os EUA já haviam afirmado que ataques na Crimeia são “jogo limpo”, uma vez que Washington não reconhece a península como território russo. A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014. 
Com informações de New York Times, CNN e The War Zone. 
 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Crimeia, Rússia, Ucrânia, usaexport