Foto: L3Harris

A L3Harris Technologies e a Air Tractor apresentaram o AT-802U Sky Warden, mais uma versão militarizada do avião agrícola AT-802. A aeronave projetada para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) armado combina as soluções da L3 na robusta plataforma da Air Tractor.

Segundo a L3Harris, a plataforma multimissão fornece ao operador agilidade e flexibilidade para identificar, rastrear e reagir às ameaças, combinando as capacidades de aeronaves maiores e armadas em um pacote resiliente, sendo capaz de decolar e pousar em pistas de pouso não preparadas, permitindo que a aeronave seja desdobrada e co-localizada com operadores de missões especiais.

“As aeronaves da Air Tractor foram desenvolvidas precisamente para operar em ambientes austeros com infraestrutura limitada”, disse Jim Hirsch, presidente da Air Tractor, Inc. “Nossas aeronaves são construídas para oferecer flexibilidade incomparável, ingredientes essenciais para operadores de missões especiais.”

Cockpit do Sky Warden. Foto: L3Harris.

O nome do Sky Warden celebra duas plataformas de combate de operações especiais multimissão, mesclando a história do A-1E Skyraider da era do Vietnã com o atual U-28 Draco, que usa o indicativo “Warden” durante as operações de combate. O Sky Warden combina sua herança e capacidades, fornecendo uma aeronave capaz de múltiplas funções de missão. 

Um A-1E Skyraider escoltando um HH-3 Jolly Green Giant durante uma missão de busca e resgate na Guerra do Vietnã. Foto: USAF.
U-28 Draco, versão militar do PC-12 usada como plataforma de inteligência aerotransportada, vigilância e reconhecimento em operações especiais.  Foto: USAF.

“Nossos sistemas de missão, plataformas, operadores diretos e equipes de sustentação suportaram mais de 1,3 milhão de horas de combate de operações especiais ISR e missões de ataque nos últimos 10 anos”, disse Luke Savoie, Presidente de Serviços de Aviação da L3Harris. 

“Combinar essa experiência com a Air Tractor, um dos maiores [fabricantes de equipamentos originais] de aeronaves turboélice do mundo, permite que nossa equipe projete e forneça uma plataforma madura capaz de operar em qualquer lugar do mundo e fornece as ferramentas necessárias para apoiar qualquer missão.”

O equipamento é desenvolvido para as missões em conjunto com tropas de operações especiais, mercados onde o AT-6E Wolverine e A-29 Super Tucano também competem. O Sky Warden é a terceira versão militarizada do AT-802, sendo as outras duas o AT-802U e AT-802L (OA-8) Longsword. 

Segundo a L3Harris, o Sky Warden pode voar por até seis horas com mais 2,7 toneladas de armamentos como metralhadoras, foguetes e bombas guiadas, sensores eletro-ópticos e infravermelho, além de transportar uma série de rádios e equipamentos de enlace de dados  

Foto: L3Harris.
Foto: L3Harris.