Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Sonda Hope-Emirates Mars- Foto: UAE

A Sonda árabe Hope está prestes a entrar na órbita do planeta marte, após seis meses de viagem a sonda dos Emirados Árabes Unidos deve acontecer a inserção orbital no planeta vermelho para niciar sua missão.

O foco da sonda será o fornecimento de imagens e estudos completos da atmosfera marciana, para isso a sonda vai usar três equipamentos científicos.

Objetivos Científicos da missão Hope:

  • Entenda a dinâmica climática e o mapa climático global, caracterizando a atmosfera mais baixa de Marte;
  • Explique como o clima muda a fuga de hidrogênio e oxigênio, correlacionando as condições da atmosfera mais baixa com a atmosfera superior;
  • Entenda a estrutura e a variabilidade de hidrogênio e oxigênio na atmosfera superior, bem como identifique por que Marte os está perdendo no espaço;

Essa importante missão coloca a nação árabe em missões interplanetária, além disso faz parte também da história do país de 49 anos que está buscando outros objetivos além do Petróleo. Os Emirados Árabes Unidos completam 50 anos de sua independência dos britânicos em dezembro 2021, e a sonda Hope tem como foco chegar ao planeta vermelho antes desta data.

Contudo, outras duas missões estão prevista para chegar a marte neste mês de fevereiro, a chinesa Tianwen-1, prevista para chegar a marte amanhã, dia 10/2, bem como a missão do rover da NASA Perseverance, que tem como alvo o pouso na cratera Jezero no próximo dia 18.

Missões para marte somente são possíveis e cada 26 meses (2 anos), pois é quando a Terra e Marte estão na distância mais favorável para que haja o lançamento.