Spirit Airlines disse na segunda-feira que chegou a um acordo com a Airbus e todas as entregas de aeronaves programadas do segundo trimestre de 2025 até 2026 serão adiadas, e que também pretende dispensar cerca de 260 pilotos, já que a transportadora norte-americana procura reduzir custos.
A companhia aérea de baixo custo disse que iria adiar as entregas programadas para 2030-2031. Como resultado dos adiamentos, juntamente com problemas de qualidade com motores fabricados pelo fornecedor Pratt & Whitney, a Spirit está dispensando pilotos a partir de 1º de setembro.
Problemas com os motores Pratt & Whitney forçou a Spirit a suspender algumas de suas aeronaves A320neo, prejudicando a empresa em um momento em que ela já enfrenta uma crise de caixa.
O acordo com a Airbus melhoraria a liquidez da Spirit em cerca de 340 milhões de dólares nos próximos dois anos, disse a transportadora, acrescentando que não houve alterações nas suas encomendas programadas para serem entregues durante 2027-2029.
“(Os) adiamentos de aeronaves e licenças de pilotos parecem positivos, em termos de ajudar a transportadora a reduzir (ou) adiar alguns custos. No entanto, entre outros fatores, a transportadora agora também reduz potencialmente suas oportunidades de geração de receita”, disse Stephen Trent, analista do Citi Research. escreveu em uma nota.
A Spirit, que vem perdendo dinheiro há vários trimestres apesar da forte demanda por viagens, opera uma frota totalmente Airbus. Em dezembro de 2023, a empresa possuía um total de 205 jatos Airbus.
A Spirit espera agora terminar 2025 com um total de 219 jatos em sua frota, sem acréscimos da aeronave A320neo. Anteriormente, a empresa esperava adicionar seis jatos A320neo em 2025 e aumentar sua frota para 234 jatos.
“Estamos fazendo tudo o que podemos para proteger os membros da equipe, ao mesmo tempo que equilibramos nossa responsabilidade de retornar ao fluxo de caixa positivo”, disse o CEO da Spirit, Ted Christie, em um comunicado.
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