Stratolaunch
Fotos - Stratolaunch/Divulgação

A Stratolaunch está retomando aos poucos os seus testes com o maior avião do mundo, que leva o mesmo nome da empresa e pode ser utilizado para lançar foguetes.

Desde o falecimento de Paul Allen, no final de 2018, os projetos da Stratolaunch desaceleraram, apesar do primeiro voo da aeronave-lançadora em 2019, enquanto sua principal concorrente, a Virgin Galactic, só avança nas descobertas.

Desde então o Stratolaunch faz alguns poucos voos de testes para outras empresas, como forma de preencher seu caixa. Parte desses testes são até mesmo de projetos concorrentes, também com foco espacial ou de voo em alta velocidade.

Nesta semana o avião, que é o maior do mundo em envergadura (tamanho da asa), reiniciou os seus testes de taxiamento, e a empresa promete que ele voará novamente.

No vídeo abaixo podemos ver um teste de taxiamento em alta velocidade, onde a aeronave atingiu 203 km/h, ainda sem sair do chão.

Os testes preliminares são importantes para verificar os sistemas e o comportamento de uma aeronave antes de voar novamente. Considerando que o Stratolaunch é praticamente um protótipo, esses testes ganham uma relevância ainda maior.

Ainda não há um prazo claro para colocar o Stratolaunch em operação. A empresa também precisa desenvolver os padrões de foguetes que podem ser utilizados pelo avião durante um lançamento, bem como fazer testes nessas condições.

É possível que o projeto demore anos até sair da fase de protótipo em desenvolvimento para as operações comerciais, como a Virgin Galactic está realizando atualmente.

 

Capacidade do Stratolaunch

Apesar da sua baixa autonomia, o Stratolaunch tem capacidade para receber até 250 mil kg de carga, esta deverá estar situada entre as duas cabines de tripulantes, na asa do meio.

A autonomia é bem pequena, mas suficiente para realizar essa missão e retornar para a base com sobras, no total esse avião só pode voar por até 2200 km com carga máxima.

Esta é a aeronave com maior asa já construída na história. Na propulsão esse avião conta com seis motores Pratt & Whitney PW4056, que equipam o Boeing 747 e disponibilizam até 63300 lbf cada.

Ao todo o Stratolaunch tem seis tanques de combustível, 117 metros de asa (mais do que um Antonov An-225), vazio pesa cerca de 226 mil quilos e pode pesar quase 350 mil quando com os tanques cheios de combustível. São 24 pneus e rodas nos trens de pouso principal, mais 4 no trens de pouso do nariz.