Su-75 Su-57 Rússia Stealth

Como parte de um programa especial, a estatal russa Rostec apresentou uma série de imagens do Su-57 junto do novo caça Su-75. Essa é a primeira vez que os caças de 5ª Geração da Sukhoi são fotografados lado a lado, permitindo a visualização da diferença de tamanhos das aeronaves. 

O Su-75 Checkmate foi apresentado no MAKS 2021, em julho. Trata-se de um projeto de caça leve furtivo, voltado para exportação. Segundo Dmitry Shugayev, do Serviço de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, o Su-75 deverá competir no mercado com o Saab Gripen, Dassault Rafale e o F-35. Vietnã, Índia, Argentina e Emirados Árabes já são considerados como clientes em potencial. 

Su-75 Su-57 Rússia Stealth

“O Checkmate foi desenvolvido com base no trabalho científico e técnico obtido durante a criação da versão de exportação do Su-57E. Em particular, a aeronave herdou a cabine, os sistemas de bordo e alguns outros elementos. Isso reduz o custo da aeronave e simplifica sua manutenção“, disse o porta-voz do Grupo de Aviação da Rostec.

Na semana passada, Denis Manturov, ministro de Indústria e Comércio da Rússia, anunciou que o Su-75 será apresentado no Dubai Airshow. O evento será realizado entre os dias 14 e 18 deste mês, reunindo uma série de companhias da indústria aeronáutica.

É previsto que o Su-75 voe pela primeira vez em 2023, entrando em serviço a partir de 2026. 

Juntos pela primeira vez

No projeto informativo executado pelo portal Life, do Ministério de Comunicações da Rússia, o Su-57 e o Su-75 foram registrados juntos pela primeira vez.

Destacando o novo caça, o site diz que sua principal vantagem é a combinação de alta capacidade de combate, baixo custo da aeronave e sua hora de voo. Também é afirmado que o Checkmate tem baias internas maiores, permitindo que “uma ampla gama de armas seja usada em uma configuração imperceptível para equipamentos de detecção.”

Su-75 Su-57 Rússia Stealth

Su-75 Su-57 Rússia Stealth

Além do Su-75, a Rússia também oferece a versão de exportação do já conhecido Su-57, chamada Su-57E. Durante o MAKS, o CEO da da exportadora estatal Rosoboronexport disse que Moscou está conversando com cinco países que demonstraram interesse no Su-57. 

Enquanto o Su-75 Checkmate é designado como um caça leve, o Su-57, chamado de Felon pela OTAN, é um caça pesado. A Rússia também destaca que o Su-57 é a única aeronave stealth pesada disponível para exportação no Mundo. 

Contudo, poucas unidades estão em serviço. O Su-57 ainda deve receber seu motor definitivo, o Izdeliye 30, já que o atual AL-41F1 não é forte o suficiente para o caça. 

DEIXE UMA RESPOSTA