Advertisement

Suíça assina compra de caças F-35 para substituir F-5 e F/A-18

Lockheed Martin F-35A Lightning II.

A Suíça assinou nesta segunda-feira (19) o contrato para compra de 36 caças stealth F-35 Lightning II. Dessa forma, o país oficializa a aquisição dos aviões, três dias depois do Parlamento aprovar o investimento. 

O documento foi assinado por Martin Sonderegger, diretor da Armasuisse – agência de aquisição de armamentos do país – e Darko Savic, gerente de projeto para a aquisição da nova aeronave. Autoridades dos EUA já haviam assinado o contrato em outubro de 2021.

A compra, avaliada em 6,035 bilhões de francos suíços (aproximadamente US$ 6,4 bilhões), também cobre equipamentos específicos de missão, armamentos, pacotes logísticos, sistemas de treinamento, planejamento e avaliação de missão e o treinamento inicial de tripulantes e mecânicos. 

F-35 A USAF Front Suíça Compra
Lockheed Martin F-35A Lightning II. Foto: Ronald Bradshaw – USAF.

Segundo a Armasuisse, a previsão é de que os F-35 sejam entregues entre 2027 e 2030, substituindo os F/A-18 Hornet e F-5E/F Tiger II da Schweizer Luftwaffe (Força Aérea Suíça). 

Além da compra, Savic também assinou o acordo de compensação com a Lockheed Martin, ao lado de Peter Winter, chefe do programa Air2030. O acordo de compensação forma a base para que os fabricantes dos EUA possam fazer negócios com a indústria suíça, compensando os custos de aquisição da aeronave. Desta forma, as empresas suíças recebem pedidos com um volume de cerca de 2,9 bilhões de francos suíços.

A Suíça anunciou em julho de 2021 a escolha do F-35 como seu novo caça. O modelo norte-americano superou o Boeing F/A-18 Super Hornet, o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon. O Saab Gripen E foi excluído da disputa em 2019 por não estar pronto.

F-35 Holanda
F-35 holandês. Foto: RNLAF.

Após a seleção, movimentos como o Stop F-35 (lançado pelo Partido Socialista e Partido Verde) e o ‘Grupo por uma Suíça sem Exército’ imediatamente lançaram campanhas para impedir a compra do avião. Até agosto as organizações haviam coletado 100.000 assinaturas de cidadãos suíços contrários ao investimento, que é parte do programa Army 2022 de modernização dos militares. 

Apesar dos protestos, os membros do conselho deram luz verde à compra dos F-35, com 128 votos favoráveis e 67 contra. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-35, Suíça, usaexport