Circula nas mídias sociais uma imagem do caça F-35 da Força Aérea Real (RAF) que foi resgatado do fundo Mar Mediterrâneo. A aeronave, um F-35B de decolagem e pouso vertical, decolava do porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth quando caiu, em novembro de 2021.
Na imagem é possível ver o caça stealth inglês a bordo de um dos navios envolvidos na operação de resgate. Ela mostra o F-35 ‘deitado de costas’ no convés da embarcação, com os trens de pouso estendidos, e as baias de armamento e do motor abertas.
This is the wreckage of a British #F35B fighter salvaged from the #Mediterranean. pic.twitter.com/yH2tubCCJ3
— James Wuttichai (@Military9News) January 21, 2022
Não é possível ver a seção frontal da fuselagem, nem o cockpit, logicamente. Todavia, a aeronave aparenta estar em boas condições mesmo após passar três semanas no fundo do mar. Até o momento não se sabe a origem exata da foto.
Em 17 de novembro de 2021, o F-35B de registro ZM152 caiu no Mediterrâneo ao tentar decolar do HMS Queen Elizabeth. O piloto ejetou e foi resgatado em seguida com ferimentos leves.
Well thank God he is still with us! That’s all I can say. pic.twitter.com/YtL6f0BFAm
— Seb H (@sebh1981) November 29, 2021
A queda do jato furtivo de 5ª Geração gerou uma grande operação de resgate da Marinha Real Britânica (RN), junto das marinhas da Itália e Estados Unidos. A razão era não deixar que o avião caísse nas mãos russas e chinesas, o que seria um verdadeiro desastre.
A RN levou duas semanas para achar o caça no fundo do mar e mais uma para tirá-lo da água. A Inglaterra anunciou o resgate bem-sucedido do avião no dia 07 de dezembro, agradecendo a colaboração da Itália e dos EUA na operação. Ainda no final de novembro, um vídeo mostrando o acidente foi vazado na internet, o que levou à subsequente prisão de um marinheiro.
O ZM152 era um dos caças mais novos da frota de F-35 da RAF, entrando em serviço em junho de 2019 observa o The War Zone. Este fato indica uma perda maior para a Inglaterra e suas forças armadas. No entanto, com indicações iniciais aparentemente apontando para erro humano sendo a causa do acidente, o impacto geral nas operações do F-35B provavelmente será limitado.
Interesting (and disappointing) to find out that the F-35B that was lost from the QE was ZM152; she first flew in June 2019 and is, therefore, one of the newer F-35Bs in the UK fleet, with significantly lower Block IV upgrade requirements than older airframes. Thus a greater loss pic.twitter.com/wHnxHQLVtG
— Justin Bronk (@Justin_Br0nk) December 6, 2021
O ZM152 foi produzido no lote Low-Rate Initial Production (LRIP) 11, estando em um padrão de sistemas mais alto do que os jatos entregues anteriormente. Isso significa que custaria menos e seria mais simples atualizá-lo para o padrão Block 4 no futuro. Com a perda dele, a RAF ficou com 23 F-35B na sua frota.
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