Advertisement

TAP será investigada devido aos auxílios estatais do Governo de Portugal

TAP Air Portugal Airbus A330neo

A TAP Air Portugal será investigada por uma comissão da União Europeia, sobre o plano de reestruturação do Governo Português, que contou com um auxílio estatal de US$ 3,2 bilhões de euros para a empresa.

A investigação será focada em como o auxílio pode afetar a concorrência com outras empresas da União Europeia, e também se o auxílio estatal foi eficiente para a empresa, apesar da promessa de 2000 demissões até 2022 e reduções dos salários.

Vale ressaltar que a União Europeia aprovou anteriormente todos os repasses de auxílios estatais à TAP, incluindo o último, de 1,2 bilhão de euros.

O ministério de infraestrutura de Portugal disse que a investigação da UE se concentrará em avaliar a compatibilidade do auxílio com as regras de apoio a empresas em dificuldade, instituídas devido ao impacto da pandemia de Covid-19.

“Este é um passo importante para a Comissão Europeia dar mais solidez, nomeadamente do ponto de vista jurídico, às soluções que possam ser encontradas para garantir a viabilidade futura da TAP sem dependência de recursos públicos”, afirmou o ministério em comunicado.

 

Via: Reuters

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: Auxílio, Governo, problema, TAP, usaexport