• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Tem medo de viajar de avião? Confira 5 dicas para ‘driblar’ o medo

Avião Medo Viajar

Por mais que as viagens aéreas sejam cada vez mais comuns na rotina dos brasileiros, muitas pessoas ainda enfrentam grandes medos e traumas ao voar. Estudos apontam que três em cada 10 passageiros aéreos no Brasil têm medo de viajar de avião.

Os motivos podem variar de acordo com cada passageiro, desde o medo durante turbulências e instabilidade do tempo ou questões mais sérias, como alto nível de ansiedade ou fobia.

“É muito importante que o passageiro esteja o mais confortável possível ao realizar a viagem. Além da segurança oferecida no voo, com os serviços da companhia aérea, sempre é interessante montar uma boa logística antes de embarcar, estudar sobre o voo, se planejar com antecedência, tentar se distrair e manter a calma durante o percurso.”, explica Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

Veja também:

A AirHelp, líder mundial em direitos de passageiros aéreos, lista 5 dicas para ajudar os viajantes durante o voo. Confira:

1 – Entenda o seu medo de avião

É preciso entender o motivo do medo, se tem a ver com o avião em si ou com outras situações atreladas ao voo, como altura ou dificuldade de lidar com situações em que não se está no controle. O passageiro precisa identificar também se a causa não está relacionada com traumas antigos, como outras viagens conturbadas no passado. Caso os sintomas sejam mais graves, com crises de ansiedade, taquicardia e ataques de pânico, talvez possam ser diagnosticados como aerofobia, ou seja, o medo de voar. Nessas situações, em que o medo já é algo patológico, é fundamental buscar ajuda profissional.

2 – Pesquise sobre o funcionamento do avião

As estatísticas ajudam a superar o medo de voar e pesquisar sobre isso pode convencer o passageiro sobre a segurança deste meio de transporte, considerado o segundo mais seguro do mundo.

3 – Estratégias ao comprar a passagem

Algumas medidas definidas antes da viagem podem diminuir a sensação de insegurança durante o voo. Viajar durante o dia, optar por menos conexões, escolher um assento longe das janelas e perto das saídas de emergências são algumas opções que diminuem o medo e trazem maior conforto.

4 – Distrair e tentar relaxar durante o voo

Antes de viajar, é importante evitar consumir cafeína, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas para não causar sensações de inchaço ou perca de sono. Separe os documentos e chegue ao aeroporto com antecedência, evite situações que possam causar ansiedade. Filmes, séries e músicas de sua preferência também ajudam na distração durante a viagem.

5 – Foco no destino e não na viagem em si

Uma boa alternativa para driblar o medo psicológico de voar, é se concentrar no que aquela viagem de avião poderá trazer de benefícios a você. Exemplo, conhecer novas pessoas, novos lugares e culturas.

 

 

Via: AirHelp

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.