Ação FAB Marketing Top Gun Porto Alegre
Ação da FAB no cinema do Praia de Belas Shopping conta com assento ejetor e roupas de piloto de caça. Imagem: Paramount; Gabriel Centeno - Portal Aeroflap.

Inspirada pelo grande sucesso de Top Gun: Maverick, a Força Aérea Brasileira (FAB) está promovendo uma ação de marketing junto ao GNC Cinemas e o Praia de Belas Shopping em Porto Alegre (RS).

Visitantes poderão conhecer e sentar no assento ejetor de um caça F-5M, além de vestir equipamentos de voo usado pelos pilotos de caça da FAB, como macacão, jaqueta de voo, traje anti-g, capacete e máscara de oxigênio. Tudo isso ao som das trilhas sonoras do filme original e do novo lançamento, dando ainda mais emoção ao espaço montado pela Aeronáutica. 

A estrutura também conta com óculos de realidade virtual para que os visitantes possam se sentir como “copilotos” em um caça F-5. Para as crianças, a FAB também está distribuindo revistas e miniaturas de aeronaves de caça para recortar e montar em casa, além de macacões infantis para tirar fotos no local. 

Quem chega no stand da FAB, representada pelo Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), pode conversar com os militares da Base Aérea de Canoas, que estão a disposição do público. 

Foto: Gabriel Centeno/Aeroflap.

Além disso, quem for ao GNC Cinemas do Praia de Belas, vai poder conferir um trailer exclusivo da FAB, com imagens reais dos treinamentos dos pilotos baseados nas cenas do filme. 

Um dos principais intuitos é tirar dúvidas quanto ao ingresso na instituição, seja por concurso ou seleção pública, além de levar um pouco mais de informações sobre as organizações de ensino da Aeronáutica, classificadas entre as melhores do país.

Foto: Gabriel Centeno/Aeroflap.

Segundo a Tenente Daniela Maluf, oficial de relações públicas do V COMAR, a ação de divulgação e de interação com o público é muito válida para a Força Aérea.

“É uma oportunidade da sociedade ver de perto, por meio de nossos equipamentos e materiais expostos, a atividade realizada pelos militares da FAB, diuturnamente, para manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, diz a militar.

Segundo a Tenente, o estande tem recebido várias pessoas, especialmente as que estão no local para ver o filme de Tom Cruise e ainda destaca: quem ficou com vontade de ingressar em uma das mais de 30 profissões relacionadas a Aeronáutica, saiba que dos 13 aos 44 anos é possível se tornar parte deste sonho, por meio de concursos ou seleções públicas. 

O espaço da FAB está no GNC Cinemas, no 3º piso do Praia de Belas Shopping, e estará disponível novamente na próxima quinta-feira (02/06) das 17h às 21h.

Pilotos de caça falam sobre o filme 

Top Gun: Ases Indomáveis (1986) é filme que faz parte da cultura dos pilotos militares, especialmente os de caça. Este seleto grupo de aviadores também faz parte dos aficionados que foram aos cinemas assim que a sequência foi disponibilizada. 

“O filme manteve o legado do anterior, especialmente sobre os valores de bravura e camaradagem inerente aos pilotos de combate, tudo isso permeado por lindas imagens de aeronaves clássicas, atuais e futuristas, além de muita ação”, afirma o Tenente Coronel Aviador Davi de Abreu, Comandante do Esquadrão Pampa (1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação), unidade de caça do V COMAR, (1º/14º GAV). 

F-5 EM FAB
F-5EM Tiger II do Esquadrão Pampa decolando. Foto: Gabriel Centeno.

O esquadrão, que completou 75 anos em março, é um dos mais antigos da Força Aérea Brasileira e ganhou ainda mais notoriedade por conta de uma foto tirada sobre Porto Alegre, onde seus caças F-5 estão camuflados. 

“A maioria das manobras são bem parecidas com as que fazemos, claro que adaptadas ao ambiente cinematográfico, porém a fraseologia, táticas e emprego de armamento ficou muito próximo da realidade”, explicou o Capitão Aviador Fernando Polizel Culhari, que também é membro do esquadrão.

F-5FM Pampa FAB Pintura
O F-5FM Tiger II de matrícula 4810 foi o escolhido para receber a pintura representando 75 anos de Pampa e 45 de F-5 no esquadrão. Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

De acordo com o Oficial de Operações do Esquadrão Pampa, Major Aviador Gusttavo Freitas de Souza, “o filme retratou muito bem as peculiaridades da rotina dos pilotos do 1°/14° Grupo de Aviação, principalmente nos voos de treinamento diários, em missões de combate, navegação à baixa altura e ataque.”

“Muitos dos pilotos foram inspirados pelo primeiro filme a se tornarem pilotos de caça, ingressando ainda adolescentes na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) ou diretamente na Academia da Força Aérea (AFA), para iniciar a longa jornada rumo ao objetivo de estar entre os melhores pilotos do Brasil. Superação, dedicação, autoconfiança, coragem e trabalho em equipe são alguns dos diversos valores que aprendemos e desenvolvemos durante nossa formação na aviação de caça. Ser piloto de caça transcende à realização profissional. É um sentimento que se apodera do nosso espírito e nos transforma para sempre”, concluiu.