Advertisement

Torre de controle do Aeroporto de Guarulhos continuará em local temporário

Aeroporto de Guarulhos Aeroportos ANAC protestos celulares funcionários ABEAR

O SNA alertou todos os tripulantes para o adiamento do retorno da torre de controle do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR) ao seu local de origem, conforme novo ASO (Alerta de Segurança Operacional) emitido pela administradora GRU Airport.

Por causa de obras que estão sendo feitas, o local temporário da TWR do aeroporto válido desde 25/05/2022 e aprovado pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), é em frente ao pátio 3, e não mais entre os pátios 4 e 5.

Segundo a GRU Airport, serão emitidos Notam para elevar a consciência situacional dos pilotos sobre essa mudança temporária e também novo alerta quando a TWR voltar a operar em seu local de origem.

Caso seja identificado qualquer perigo durante a operação, entre em contato com a Coordenação de Segurança Operacional pelo e-mail: [email protected]

Com o intuito de manter o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na vanguarda de operações e tecnologia aeronáutica, a Torre de Controle, administrada pela NAV Brasil, está passando por uma modernização em sua infraestrutura e equipamentos.

Aeroporto Guarulhos Torre de Controle
Foto: GRU Airport

Enquanto a revitalização acontece, o controle do tráfego aéreo no aeródromo passou a operar de uma torre temporária, localizada no topo do prédio administrativo do Terminal 2.

O processo de modernização já substituiu os quatro Sistemas de Pouso por Instrumento (ILS) e as Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), além dos sistemas de controle de balizamento, e ainda serão instalados, um novo radar de solo e um sistema de redundância do balizamento de pista.

As ações estão sendo coordenadas entre a GRU Airport, concessionária do aeroporto, com os órgãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a empresa pública NAV Brasil, responsável pela prestação dos serviços de navegação aérea no aeródromo de Guarulhos. Ao todo, mais de 100 profissionais foram envolvidos no projeto, com prazo estimado para conclusão agora em 2023.

 

Via: Sindicato Nacional dos Aeronautas

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.