Advertisement

Ucrânia: Alemanha envia caças Typhoon para a Romênia e armas para Kiev

Typhoon Alemanha Ucrânia Romênia

Em mais uma ação da OTAN após o início da guerra entre Ucrânia e Rússia, a Alemanha enviou três caças Typhoon para a Romênia, reforçando a presença da Aliança no leste europeu.

O Chanceler alemão Olaf Scholz também anunciou hoje (26) o envio de 5000 mísseis antiaéreos Stinger e 1000 foguetes antitanque Panzerfaust III para a Ucrânia. O movimento alemão é visto como uma grande mudança da política de Berlim de proibir a exportação de armas para a zona de conflito.

As ações da OTAN e Alemanha ocorrem após a Rússia anunciar um ataque em todas frentes na Ucrânia. O Pentágono revelou também que tropas russas já estão a 30 Km de Kiev, que sofreu ataques nesta noite. 

Soldado alemão com um foguete antitanque Panzerfaust III. Foto via The Firearm Blog.

Segundo o Comando Aéreo da OTAN, os três caças Eurofighter Typhoon da Luftwaffe (Força Aérea Alemã) chegaram à base aérea romena de Mihail Kogalniceanu ainda na quinta-feira (24), horas após o início dos combates 

Veja mais: FAB está de prontidão para transportar brasileiros evacuados da Ucrânia

As aeronaves se integraram aos caças espanhóis, romenos e estadunidenses presentes no país, reforçando o Policiamento Aéreo Melhorado da OTAN, em face às hostilidades na região. O Ministro da Defesa alemão também estendeu até o final de março o período em que os Eurofighters permanecerão na Romênia.

“A contribuição alemã para o policiamento aéreo aprimorado é um forte sinal da sólida coesão da Aliança”, disse o Major-General Jörg Lebert, chefe do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado. “Esta participação adicional é outra parte do quadro geral que garante que a OTAN esteja pronta para proteger os céus”, acrescentou.

O Policiamento Aéreo Reforçado é uma missão de defesa coletiva para proteger e assegurar a integridade do espaço aéreo da OTAN., explica a Aliança. O contingente alemão é da Ala 74 da Força Aérea Tática, com sede em Neuburg. Eles se integraram rapidamente ao contingente italiano já baseado na base da força aérea Mihail Kogalniceanu e ajudarão suas aeronaves de combate multifunção com as missões de Quick Reaction Alert (QRA).

A OTAN está conduzindo uma série de Patrulhas Aéreas de Combate (CAP) na região, com apoio de reabastecedores KC-10, KC-135 e A330 MRTT. Caças da Rafale da França e Typhoon da Inglaterra também participam da missão. 

Typhoon RAF Ucrãnia OTAN
Typhoon FGR.4 da RAF reabastecendo durante as missões de policiamento aéreo no leste europeu. Foto: RAF.

“A contribuição da RAF está na forma de aeronaves Typhoon FGR4 adicionais , operando a partir da [base aérea] RAF Coningsby em Lincolnshire e da RAF Akrotiri no Chipre. Os Typhoons, armados com mísseis ar-ar de última geração e um conjunto completo de auxílios defensivos, estão patrulhando o espaço aéreo da OTAN sobre a Polônia e a Romênia, demonstrando mais uma vez o compromisso inabalável do Reino Unido com a Aliança da OTAN.”

Os Typhoon britânicos são apoiados por aeronaves de reabastecimento Voyager (A330) da RAF Brize Norton, dando aos caças maior alcance e autonomia. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Alemanha, OTAN, Typhoon, Ucrânia, usaexport