Advertisement

Ucrânia poderá receber drones MQ-9 dos EUA

Drone GA-ASI MQ-9 Reaper

A Ucrânia poderá receber mais um importante reforço na forma de drones MQ-9 dos Estados Unidos. A fabricante das aeronaves não tripuladas, General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI), disse estar comprometida com o fornecimento dos drones ao país invadido pela Rússia em fevereiro. 

“A General Atomics continua comprometida em apoiar a defesa de aliados e parceiros na Europa Oriental, incluindo um dia também o fornecimento dessas capacidades críticas às Forças Armadas da Ucrânia”, disse um porta-voz da companhia norte-americana ao portal Janes na quarta-feira (2). 

Depois que o Pentágono disse ter intenção de transferir “drones de ataque pesado” aos ucranianos, a GA-ASI disse que pretende oferecer sua família de drones MQ-9, que inclui o MQ-9A Reaper e o MQ-9B SkyGuardian/SeaGuardian. A oferta se baseia no recente contrato de arrendamento de drones MQ-9 Reaper com a Polônia.

MQ-9B SkyGuardian Austrália GA-ASI Ucrânia
MQ-9B SeaGuardian, drone que faz parte da família que poderá ser fornecida à Ucrânia. Foto: Ted Carlson/GA-ASI.

“A Polônia está em um alto estado de prontidão devido à guerra na Ucrânia, então questões de segurança operacional nos impedem de discutir o número de aeronaves e muitas outras especificidades deste acordo. Não queremos minar as tremendas vantagens oferecidas pela família de aeronaves MQ-9 divulgando muitas informações publicamente.”

Washington chegou a afirmar que forneceria o MQ-1C Grey Eagle, mas voltou atrás por medo de que o drone e seus segredos fossem capturados pela Rússia no conflito. Atualmente a Ucrânia tem operado uma série de drones de maior ou menor porte, com destaque para o Bayraktar TB2, empregado extensivamente em missões de ataque e vigilância. 

O MQ-9 Reaper é um drone do tipo MALE (Medium Altitude, Long Endurance), capaz de ficar 14 horas em voo quando completamente armado. A aeronave pode empregar mísseis Hellfire e Brimstone, bombas inteligentes Paveway e JDAM e mísseis Sidewinder. O modelo está em serviço com os Estados Unidos, França, Reino Unido, Holanda, Itália, Espanha e Índia. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Drone, MQ-9 Reaper, Ucrânia, usaexport