Advertisement

Fábrica de drones Bayraktar na Ucrânia deve ser concluída em dois anos

Drone turco Baykar Bayraktar TB2 da Ucrânia guerra

O CEO da companhia turca Baykar disse que a filial da sua empresa na Ucrânia deve ficar pronta em dois anos. A fabricante do drone TB2 Bayraktar vai seguir em frente com a construção da fábrica, mesmo com a guerra no país. 

Falando à Reuters na feira de defesa SAHA, em Istambul, Haluk Bayraktar confirmou que a Baykar vai prosseguir com a construção da planta ucraniana. “Nosso plano está avançando. Neste momento temos o projeto arquitetônico. A fase de projeto detalhado está concluída. E vamos avançar com a construção, na verdade… dentro de dois anos gostaríamos de terminá-la.”

Drone turco Bayraktar TB2.

O acordo para a construção da fábrica da Baykar na Ucrânia foi assinado antes mesmo da invasão da Rússia, que completou oito meses em outubro. Em setembro, Haluk se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em Kiev, onde conversaram sobre a obra. 

O TB2 Bayraktar se tornou um símbolo da resistência ucraniana, o que gerou pelo menos duas campanhas para arrecadação de recursos e subsequente compra de mais drones. A aeronave não tripulada ainda virou tema de uma música, composta por soldados. 

O conflito estreitou as relações entre Kiev e Baykar. Além disso, o emprego bem-sucedido do TB2 em combate na Ucrânia e outros cenários (como o conflito de Nagorno-Karabakh em 2020) colocaram a Baykar em evidência. 

O drone Akinci, mais potente e pesado que o TB2, foi entregue às forças armadas turcas no ano passado. O modelo usa um par de turboélices da fabricante ucraniana Ivchenko-Progress. Outro projeto da Baykar em destaque é o Kizilelma, um caça stealth não tripulado, capaz de operar em porta-aviões e que também usará motores Ivchenko.

Segundo dados da Turkish Exporters Assembly, no ano passado a empresa representou um quinto dos US$ 3,2 bilhões em exportações de defesa da Turquia, aponta Reuters.

A empresa investirá as receitas para expansão das linhas de produção, disse Bayraktar. “Nossa capacidade de produção com TB2, fazemos 20 unidades por mês. Para 2023 nossa meta é fazer no mínimo 30 (unidades) por mês.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Baykar, Bayraktar TB2, Drones, Ucrânia, usaexport