A data de hoje deve marcar o fim de uma das histórias mais importantes da história da aviação: o fim da identidade da TAM Linhas Aéreas. O PT-MSO, um Boeing 767-300, está neste momento realizando o voo TAM9544, indicativo de voo utilizado geralmente para traslados, sendo Miami o destino da aeronave.
Conforme noticiamos no dia 15 de novembro, a LATAM Brasil informou a retirada do Boeing 767-300ER nas operações de passageiros, sendo duas aeronaves do tipo na companhia brasileira, que serão convertidas para o transporte de cargas nos próximos meses. Com isso, é bastante provável que o PT-MSO possa voltar ao Brasil, contudo, com outra matrícula, mas estrangeira.
A TAM Linhas Aéreas (atualmente LATAM Brasil) operou o 767-300 com passageiro de 2008 até 2023, foram 15 anos utilizando o icônico avião da Boeing em voos internacionais e domésticos, tornado-se um grande aliado da LATAM para o transporte de cargas em rotas estratégicas, a exemplo da Guarulhos-Manaus.
Em julho deste ano, a pintura TAM Cargo deixou de existir quando o PR-ACO passou por uma manutenção pesada por quase dois meses em Abu Dhabi (AUH), retornando para o Brasil nas cores da LATAM Cargo (clique aqui para relembrar).
Acompanhe o voo abaixo ou clique aqui:
Uma breve história do PT-MSO
Entregue originalmente para a LAN Airlines em agosto de 2012 (CC-BDG), este 767-300 permaneceu na companhia chilena pouco mais de 14 meses, quando foi repassada para a TAM em novembro de 2013.
Mesmo com a mudança da marca TAM em meados de 2016, o PT-MSO continuou com a antiga marca, intrigando alguns spotters e entusiastas que davam como certo a iminente devolução do jato, o que não se concretizou. Agora, pouco mais de 10 anos na companhia aérea, o PT-MSO está se despedindo em dose dupla, sendo a última vez que um avião com a marca TAM sobrevoará os céus do Brasil, sendo o fim também do uso do 767 de passageiros por uma companhia aérea do Brasil.
Curiosidade: este avião foi um dos últimos 767-300 entregues para uma companhia aérea zero de fábrica configurado para o transporte de passageiros, justificando a presença em 2023 para o uso no transporte de passageiros.
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