Advertisement

Pintura TAM Cargo despede-se dos céus do Brasil

Boeing 767-300 Cargo LATAM Cargo TAM avião cores

Surgiu nas redes sociais uma foto do PR-ACO com a nova pintura da LATAM Cargo. O avião está desde maio no aeroporto de Abu Dhabi (AUH), surgindo os rumores de que a pintura seria alterada, o que acabou se confirmando. Com isso, a marca TAM Cargo encerrou o seu legado.

Incluindo a pintura, é bastante provável que o avião tenha passado por um check pesado (Check-D), procedimento comum para aeronaves na ativa por um tempo considerável. 

Fotos que estão circulando nas redes sociais, mostram que o PR-ACO nas cores da LATAM Cargo. Não há previsão de retorno do 767-300 cargueiro para o Brasil.

 

No caso do PR-ACO, o avião está na malha da LATAM desde setembro de 2007, quando começou a operar pela ABSA Cargo, uma empresa subsidiária da TAM.

Diante da despedida da marca TAM iminente para 2023, o legado de uma das pinturas mais icônicas da aviação brasileira respira ainda respira em um avião: trata-se do Boeing 767-300 de registro PT-MSO, aeronave que está fixa na rota Guarulhos-Cidade do México, indicando que em breve a pintura da TAM deixará os céus em definitivo.

 

 

Uma breve história do PR-ACO

Com quase 16  anos de operações, o PR-ACO iniciou a sua trajetória operacional na Japan Airlines (JAL Cargo) em setembro de 2007, sob o registro JA632J. Curiosamente, este avião saiu zero de fábrica para as operações de carga e possuía uma livery chamativa em alumínio polido, o famoso ‘Bare Metal’. 

Boeing 767-300 Cargo LATAM Cargo TAM avião cores
Foto: Kentaro Iemoto via Wikimedia Commons

 

Em novembro de 2010, o JA632J passou a operar na MAS Air Cargo do México, com o registro N526LA. A empresa chegou a fazer parte do Grupo LATAM, tornando-se a LATAM Cargo México, entretanto, em dezembro de 2018, o Grupo LATAM vendeu suas ações da empresa, e assim, a MAS Air voltou a operar de forma independente. 

Boeing 767-300 Cargo LATAM Cargo TAM avião cores
Foto: Alan Wilson via Wikimedia Commons

 

 

Novo operador, mas agora no Brasil: TAM Cargo (ABSA Cargo)

Boeing 767-300ER TAM Cargo

 

O ano é 2014, quando a TAM Cargo no auge das suas operações chegou a operar 6 aeronaves do modelo Boeing 767-300F, com o PR-ACO sendo a última aeronave adicionada na da companhia brasileira. 

Na época, com pouco mais de 7 anos de operações, o PR-ACO estava agora no seu terceiro operador, mais precisamente a ABSA Cargo, uma subsidiária cargueira da TAM que logo após a fusão com a LAN Chile, passou a fazer parte do Grupo LATAM. 

Além do PR-ACO, o PR-ADY foi outro Boeing 767-300F com as cores da TAM Cargo, porém, o avião foi repassado para a FedEX em outubro de 2014, e 4 anos mais tarde, retornou para o Grupo LATAM, dessa vez atuando pela LATAM Cargo Colômbia sob o registro N536LA.

Para os curiosos de plantão, há um artigo nosso que conta a história da ABSA Cargo, para acessar o conteúdo, basta clicar aqui

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Boeing, Boeing 767-300, LATAM Cargo, TAM Cargo, usaexport