A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) divulgou ontem (10) a pintura selecionada para o VC-25B, o novo avião presidencial dos EUA, conhecido popularmente como Air Force One (Força Aérea Um). O esquema, similar ao já usado no Boeing 747-200, foi escolhido pelo presidente Joe Biden.
O VC-25B é maior, baseado no 747-8i, última versão do lendário Jumbo Jet da Boeing, cuja produção foi encerrada recentemente. A pintura escolhida por Biden difere completamente da proposta apresentada por seu predecessor, Donald Trump, em 2019. Segundo a Força Aérea, um estudo térmico apontou que o azul escuro no esquema apresentado por Trump exigiria testes adicionais de qualificação da Federal Aviation Administration para vários componentes devido ao calor adicionado em determinados ambientes.
“Embora represente a maior aeronave 747-8i, a pintura do VC-25B tem três diferenças principais com a pintura do VC-25A”, diz a USAF.
“O azul claro no VC-25B é um tom um pouco mais profundo e moderno do que o azul ovo do VC-25A. Além disso, os motores do VC-25B usarão o azul mais escuro da área do cockpit em vez do azul ovo do VC-25A. Finalmente, não há seção de metal polido no VC-25B porque as ligas de revestimento de aeronaves comerciais modernas não permitem isso.”
A pintura atual foi desenvolvida por Raymond Loewy a pedido da primeira-dama Jackie Kennedy, numa época em que a aeronave era um VC-137C, baseado no Boeing 707.
A USAF também explica que não havia tomada uma decisão forma quanto à pintura para que a Boeing realizasse atividades de engenharia, preparação para certificação e seleção de fornecedores para o programa.
Além disso, o programa enfrenta atrasos por conta de desacordos entre a Boeing e seus fornecedores, além de fatores como a pandemia de Covid-19. O CEO da Boeing chegou a afirmar que a empresa não deveria ter aceitado o contrato para o novo jato presidencial dos EUA.
O Programa VC-25B entregará uma nova frota de aeronaves para permitir que o Presidente dos EUA (POTUS) execute as funções de Chefe de Estado, Chefe do Executivo e Comandante-em-Chefe. A aeronave será modificada exclusivamente para fornecer ao POTUS, funcionários e convidados transporte aéreo seguro e confiável com o nível equivalente de capacidade de comunicação e segurança disponível na Casa Branca.
Conforme observa o The War Zone, a idade dos 747-200 atuais tem sido um fator importante que contribui para o aumento dos custos e dificuldades associadas à operação e manutenção dos VC-25A.
A aeronave VC-25B substituirá a frota atual de VC-25A, que enfrenta lacunas de capacidade, custos crescentes de manutenção e obsolescência de peças. As modificações na aeronave incluirão atualizações de geração de energia elétrica, sistema de comunicação de missão, uma instalação médica, interior executivo, sistema de autodefesa e capacidades de operações terrestres autônomas.
Os dois novos Força Aérea Um devem ser entregues à USAF em 2027 e 2028. Até lá, a força aérea segue operando e mantendo o VC-25A até a entrega dos VC-25B.
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