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USAF divulga pintura escolhida para o novo Força Aérea Um

VC-25B, como é formalmente chamado o Força Aérea Um, é baseado no 747-8i. Pintura foi escolhida pelo presidente Joe Biden. Imagem: USAF.

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) divulgou ontem (10) a pintura selecionada para o VC-25B, o novo avião presidencial dos EUA, conhecido popularmente como Air Force One (Força Aérea Um). O esquema, similar ao já usado no Boeing 747-200, foi escolhido pelo presidente Joe Biden. 

O VC-25B é maior, baseado no 747-8i, última versão do lendário Jumbo Jet da Boeing, cuja produção foi encerrada recentemente. A pintura escolhida por Biden difere completamente da proposta apresentada por seu predecessor, Donald Trump, em 2019. Segundo a Força Aérea, um estudo térmico apontou que o azul escuro no esquema apresentado por Trump exigiria testes adicionais de qualificação da Federal Aviation Administration para vários componentes devido ao calor adicionado em determinados ambientes.

Arte digital do novo VC-25B, "Força Aérea Um". Via Air Force Magazine.
Arte digital do novo VC-25B, “Força Aérea Um”. Via Air Force Magazine.

“Embora represente a maior aeronave 747-8i, a pintura do VC-25B tem três diferenças principais com a pintura do VC-25A”, diz a USAF. 

“O azul claro no VC-25B é um tom um pouco mais profundo e moderno do que o azul ovo do VC-25A. Além disso, os motores do VC-25B usarão o azul mais escuro da área do cockpit em vez do azul ovo do VC-25A. Finalmente, não há seção de metal polido no VC-25B porque as ligas de revestimento de aeronaves comerciais modernas não permitem isso.”

Esquema selecionado pelo presidente Joe Biden é similar ao usado atualmente, mas com grandes diferenças. Imagem: USAF.
Esquema selecionado pelo presidente Joe Biden é similar ao usado atualmente, mas com grandes diferenças. Imagem: USAF.

A pintura atual foi desenvolvida por Raymond Loewy a pedido da primeira-dama Jackie Kennedy, numa época em que a aeronave era um VC-137C, baseado no Boeing 707. 

A USAF também explica que não havia tomada uma decisão forma quanto à pintura para que a Boeing realizasse atividades de engenharia, preparação para certificação e seleção de fornecedores para o programa.

Além disso, o programa enfrenta atrasos por conta de desacordos entre a Boeing e seus fornecedores, além de fatores como a pandemia de Covid-19. O CEO da Boeing chegou a afirmar que a empresa não deveria ter aceitado o contrato para o novo jato presidencial dos EUA. 

O Programa VC-25B entregará uma nova frota de aeronaves para permitir que o Presidente dos EUA (POTUS) execute as funções de Chefe de Estado, Chefe do Executivo e Comandante-em-Chefe. A aeronave será modificada exclusivamente para fornecer ao POTUS, funcionários e convidados transporte aéreo seguro e confiável com o nível equivalente de capacidade de comunicação e segurança disponível na Casa Branca.

VC-25A Força Aérea Um pousando em Pittsburgh. Foto: Master Sgt. Stacey Barkey/USAF.
VC-25A Força Aérea Um pousando em Pittsburgh. Foto: Master Sgt. Stacey Barkey/USAF.

Conforme observa o The War Zonea idade dos 747-200 atuais tem sido um fator importante que contribui para o aumento dos custos e dificuldades associadas à operação e manutenção dos VC-25A. 

A aeronave VC-25B substituirá a frota atual de VC-25A, que enfrenta lacunas de capacidade, custos crescentes de manutenção e obsolescência de peças. As modificações na aeronave incluirão atualizações de geração de energia elétrica, sistema de comunicação de missão, uma instalação médica, interior executivo, sistema de autodefesa e capacidades de operações terrestres autônomas.

Imagem: USAF.

Os dois novos Força Aérea Um devem ser entregues à USAF em 2027 e 2028. Até lá, a força aérea segue operando e mantendo o VC-25A até a entrega dos VC-25B. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Avião Presidencial, Boeing, Força Aérea Um, usaexport, USAF, VC-25