Advertisement

Vídeo: Airbus lança e opera drone Remote Carrier de um cargueiro A400M

Drone Remote Carrier logo após lançamento do A400M. Airbus/Divulgação.

Em um teste inédito, um drone Remote Carrier foi lançado e controlado de um cargueiro militar Airbus A400M. A operação é parte do projeto europeu FCAS, que busca criar um caça de 6ª Geração e uma família de sistemas de combate aéreo.

De acordo com a fabricante, a operação conjunta envolveu as Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr), o Centro Aeroespacial Alemão e as companhias alemãs SFL e Geradts. 

“A excelente colaboração com nossos clientes e parceiros alemães na campanha A400M UAV Launcher é mais uma prova de como o desenvolvimento do FCAS levará a inovação e as tecnologias para o próximo nível”, disse o CEO da Airbus Defense and Space, Michael Schoellhorn. “O FCAS como um sistema de sistemas está começando a tomar forma agora.” 

 

O dispositivo para lançar Remote Carriers de um A400M voador foi desenvolvido em apenas seis meses. Para o voo de teste, ele foi carregado na rampa de um A400M da Luftwaffe, de onde foi lançado o demonstrador Remote Carrier, um drone Airbus Do-DT25 modificado. Após o lançamento, os motores do Do-DT25 foram ligados e ele continuou em modo de voo motorizado. sendo controlado de dentro do próprio A400. A tripulação a bordo do A400M então passou o controle para um operador no solo, que comandou e pousou o drone com segurança.

Remote Carriers serão um componente importante do FCAS. Eles voarão em estreita cooperação com aeronaves tripuladas e apoiarão os pilotos em suas tarefas e missões. Aeronaves de transporte militar como o A400M desempenharão um papel importante: como naves-mãe, elas trarão os Remote Carriers o mais próximo possível de suas áreas de operação antes de liberar até 50 pequenos ou até 12 Remote Carriers pesados. Estes irão então juntar-se a aeronaves tripuladas, operando com um elevado grau de automação embora sempre sob o controlo de um piloto.

FCAS NGF Dassault
Projeção do NGF/FCAS. Imagem: Dassault.

Preparando o A400M UAV Launcher para teste

Para preparar o A400M UAV Launcher para a campanha de teste, a Airbus, o Centro Técnico de Aeronaves e Equipamentos Aeronáuticos da Bundeswehr (WTD 61), DLR, SFL e Geradts aplicaram novas formas de trabalho, como prototipagem rápida e uma abordagem de teste de voo conjunta. 

Isso permitiu que a equipe multidisciplinar desenvolvesse e integrasse o sistema, trazendo-o para o contexto de sistemas de sistemas necessários em um tempo muito curto, pronto para testes de voo. Ao longo do desenvolvimento, esta configuração industrial flexível e novas formas colaborativas de trabalho foram apoiadas pelo escritório de compras alemão, BAAINBw.

Com informações de Airbus Defense and Space

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A400, Airbus, Drone, usaexport