Caça FAB 4100 Gripen F-39E

Está circulando na internet um vídeo do primeiro Gripen F-39E brasileiro sobrevoando a cidade de Brasília. No vídeo abaixo é possível ver o caça Gripen F-39E sobrevoando alguns importantes pontos da capital federal como, o Estádio Mane Garrincha, o Eixo Monumental, a Esplanada dos Ministérios e a Ponte JK.

O voo de ensaio aconteceu na última quarta-feira (21/10), na parte da manhã, o caça F-39E tinha como ala um F-5FM (biposto).

O caça F-39E Gripen (FAB 4100), foi apresentado oficialmente na última sexta-feira (23), durante a cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira na ALA-1, em Brasília-DF.

A cerimônia contou com a preseça do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Vice-Presidente da República do Brasil, Antonio Hamilton Martins Mourão; do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, além de demais autoridades, incluisive da Suécia.

FAB 4100 Gripen F-39E pousando em Brasília-DF

O caça está no Brasil desde o mês de setembro e está baseado no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto-SP. Nesta unidade da Embraer estão sendo conduzidos os vários testes necessários no caça.

As primeiras unidades operacionais do F-39 estão previstos de chegar ao Brasil no final de 2021. Ao todo serão 36 caças Gripen F-39E/F. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis (GO). 

DEIXE UMA RESPOSTA