Advertisement

Vídeo: FAB mostra chegada do foguete sul-coreano que será lançado no Maranhão

Chegada do foguete HANBIT-TLV, vindo da Coreia do Sul, para lançamento no Centro Espacial de Alcântara. FAB/Divulgação.

A noite do último sábado (03) ficou marcada por um momento histórico no programa espacial brasileiro. Em uma operação inédita, um Boeing 747 trouxe um foguete sul-coreano para ser lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou hoje (09) um vídeo mostrando os bastidores da chamada Operação Astrolábio. 

Fabricado pela companhia INNOSPACE, o foguete HANBIT-TLV chegou ao Brasil a bordo de um raro 747-400F da companhia norte-americana National Airlines, marcando a primeira vez que o Jumbo Jet pousou no Maranhão. A chegada do jato, que já foi o maior do mundo e está tendo sua produção encerrada, levou várias pessoas ao terminal aeroportuário. 

“É a primeira vez que um Boeing 747 pousa nesse aeroporto. Estamos diante de uma Operação importantíssima e que tem tudo para fazer história”, comentou o Controlador de Tráfego Aéreo, Sargento Ferreira Brito.

Segundo a FAB, o descarregamento da aeronave mobilizou equipes por nove horas. O foguete de 8 toneladas, desmontado em três partes, foi então carregado em três carretas da empresa AGS, que seguiram de ferry boat de São Luís até Alcântara, escoltadas por militares da Polícia da Aeronáutica, 12 horas após o pouso na capital maranhense.

Carretas levaram peças do foguete até Alcântara, sob escolta de militares da FAB.
Carretas levaram peças do foguete até Alcântara, sob escolta de militares da FAB. DCTA/FAB/Divulgação.

O foguete foi levado ao Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), onde receberá sua carga útil, o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O lançamento do HANBIT-TLV, que deve acontecer ainda neste mês, marca a primeira operação comercial a partir do CLA. FAB e Innospace assinaram em setembro o acordo de uso da área 1 (conhecida como área da SISPLAT/VLS) onde a Força Aérea disponibiliza bens e serviços para lançamentos de veículos espaciais. A empresa foi a segunda a assinar um contrato para uso do Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Detalhes do foguete

Foguete HANBIT-TLV Aeroporto São Luís Alcântara
Foto: Innospace/Reprodução

O HANBIT-TLV é um foguete híbrido lançador de satélites com 16,3 metros de altura, um metro de diâmetro e peso de 8,6 toneladas, e de impulso de estágio único, capaz de levar uma carga útil de 50 kg à uma órbita de 500 km. 

De acordo com a FAB, o HANBIT utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

Confira no vídeo a preparação do foguete para a importação ao Brasil. 

Em seu primeiro lançamento no CEA, uma operação de ensaio, o foguete sul-coreano terá o SISNAV como carga útil.  O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, que permitirá ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos. O Projeto está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da FAB, focado em órbitas baixas no chamado New Space.

Com informações da Força Aérea Brasileira.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Alcântara, fab, Foguete, INNOSPACE, usaexport