Advertisement

Vídeo: Gripen E dispara míssil de longo alcance Meteor pela primeira vez

Saab Gripen E F-39 Meteor míssil testes

O caça sueco Gripen E fez, pela primeira vez, um teste de disparo com o míssil além do alcance visual (BVR) Meteor. O teste foi conduzido pela fabricante Saab e teve com um resultado bem-sucedido de ponta a ponta no alvo.

Segundo a companhia, o míssil foi disparado do Gripen E a uma altitude de aproximadamente 16.500 pés (5030 metros) acima da área de testes de Vidsel, no norte da Suécia.

“É muito bom concluirmos agora o primeiro teste de disparo com o Meteor do Gripen E. É um marco muito importante tanto para o programa quanto para a Saab. Isso mostra que a capacidade de armamento do Gripen está na vanguarda absoluta”, diz Mikael Olsson, chefe de teste e verificação de voo da Saab.

Fabricado pela MBDA, o Meteor é um BVRAAM (Míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual) inigualável, capaz de operar nos ambientes mais contestados. O míssil pode engajar com sucesso uma ampla variedade de alvos, desde aviões de combate até pequenos veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro em alcances incomparáveis.

Saab – Divulgação.

Já usado em caças como o Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon e o próprio Gripen na sua versão Legacy, o Meteor é considerado por muitos especialistas como o melhor armamento de sua categoria. Para armar seus novos Gripen, a Força Aérea Brasileira adquiriu dois lotes do Meteor. 

FAB Meteor míssil Gripen
FAB/Divulgação.

“Este sucesso é uma grande demonstração da estreita parceria entre a MBDA e a Saab, que após muitos anos de cooperação ativa continua se fortalecendo. Este teste também mostra de forma excelente nossa capacidade conjunta de integrar rapidamente as capacidades de armas no novo Gripen E”, disse Jim Price, vice-presidente da MBDA na Europa.

O foco do programa de teste de voo para o Gripen E está no desenvolvimento e teste contínuos, principalmente dos sistemas táticos e na integração de uma gama de armas, como o Meteor.

Gripen E saab meteor iris-t mísseis
Gripen E sueco voando com quatro mísseis Meteor e dois mísseis IRIS-T. Foto: Saab

O programa Meteor é uma das colaborações de defesa mais bem-sucedidas da Europa e viu o Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia se unirem para criar este míssil revolucionário para combate aéreo. A Saab é parceira do programa Meteor em conjunto com o principal contratante MBDA UK.

Com informações de Saab

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Gripen E, Meteor, Míssil, SAAB, usaexport