Vídeo – O primeiro Helibras H145 do Brasil, o helicóptero que pousa sozinho

Durante a LABACE 2018 tivemos o prazer de conhecer Sérgio Giraldi que é um dos principais comandantes do primeiro H145 do Brasil, um helicóptero fabricado pela Airbus Helicopters e pertencente à CAF Táxi Aéreo.

No vídeo acima registramos um pouco da nossa conversa com o Comandante, falando sobre os sistemas da aeronave e suas capacidade de pouso no automático além das operações off-shore.

Podemos ver até o moderno painel digital Helionix, que além de melhorar e facilitar o voo, também reduz o custo de manutenção e de treinamento para pilotos e mecânicos e está presente em diferentes modelos da Airbus Helicopters.

O sistema conta com três telas multifuncionais que integram diversas funções como mapa digital, visão sintética, percepção situacional aumentada, piloto automático de quatro eixos mais avançado do mercado (com capacidade de realizar voo pairado automático), entre outros diferenciais.

Entre outras capacidades desse helicóptero está a disposição de assentos para transportar até 10 pessoas, com um considerável bagageiro na parte traseira. Além disso o helicóptero pode ter seus assentos retirados para transportar carga, ou realizar serviço de UTI Aérea, no transporte de pacientes entre hospitais.

Um importante detalhe desse avião é a tecnologia Fenestron no rotor de cauda, que protege os passageiros e operadores de solo de qualquer contato com o rotor, evitando acidentes em solo.

Detalhe, no momento da gravação desse vídeo Sérgio disse para nossa equipe que estavam esperando uma homologação da ANAC para inserir esse helicóptero na frota de taxi-aéreo da empresa. A entrega dessa aeronave ocorreu em fevereiro deste ano.

Esse helicóptero é bastante utilizado na aviação militar, com a variante H145M. Lançado em 2001, a Airbus já entregou mais de 1250 unidades do H145.