SpaceX Foguete SN9

Assim como publicado anteriormente aqui na Aeroflap, a SpaceX aproveitou esta terça-feira (02) para fazer um voo de testes do protótipo SN9, do programa Starship.

O teste do foguete durou pouco mais de 6 minutos, onde o mesmo atingiu a altitude de 33000 pés, de acordo com a SpaceX, retornando depois com uma manobra para pouso no mesmo pad de decolagem.

No entanto, a manobra de pouso não foi concluída com sucesso, e diferente do SN8 que conseguiu até mesmo alinhar com o local pretendido, o protótipo SN9 teve como seu fim uma explosão.

A SpaceX tem outros foguetes/protótipos do programa Starship em construção, além de ter o protótipo SN10 já em testes no momento, e este último será o próximo a ser lançado pela empresa de Elon Musk.

O lançamento completo você pode ver no vídeo abaixo:

Um curta do lançamento pode ser visto no vídeo abaixo, com os melhores momentos:

O vídeo ao vivo do voo de teste mostrou que os motores pareciam não ter acendido conforme planejado no momento do pouso. Um funcionário da SpaceX disse durante a transmissão ao vivo: “Precisamos trabalhar naquele pouso.”

A SpaceX criou o projeto Starship com objetivo de poder transportar pessoas e cargas para o espaço, e conseguir realizar o pouso seguro em locais como a Lua, Marte e outros planetas. 

O protótipo também está sendo preparado para ser o foguete principal da empresa e consequentemente assumir todas as missões. O sistema consiste em dois elementos: uma espaçonave de 165 pés de altura (50 metros) sendo a Starship e um impulsionador gigante de primeiro estágio conhecido como Super Heavy.

Tanto o Starship quanto o Super Heavy serão total e rapidamente reutilizáveis segundo a SpaceX. O Super Heavy voltará à Terra para pousos verticais depois de colocar a Starship no alto, como os primeiros estágios dos foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy da SpaceX já fazem.