• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Vídeo: Voo de Putin para Abu Dhabi é escoltado por caças Su-35

A bordo do avião presidencial Il-96, Vladimir Putin foi escoltado por caças Sukhoi Su-35 das Forças Aeroespaciais da Rússia.
A bordo do avião presidencial Il-96, Vladimir Putin foi escoltado por caças Sukhoi Su-35 das Forças Aeroespaciais da Rússia.

O presidente da Rússia Vladimir Putin pousou nesta quarta-feira (06) em Abu Dhabi, em uma de suas raras viagens em meio ao conflito com a Ucrânia. Durante o voo, o avião presidencial Il-96 de Putin foi escoltado por uma esquadrilha de caças Sukhoi Su-35 até o pouso na capital emiradense. 

A escolta dos caças das Forças Aeroespaciais russas foi registrada em um vídeo, publicado pelo Ministério da Defesa. As imagens mostram os pilotos inspecionando os jatos, logo antes dos Su-35 decolarem em pares, em meio a chuva forte. As aeronaves estão armadas com um par de mísseis R-73 de curto alcance e mais dois mísseis R-77 de médio alcance.

Durante o trajeto o “Força Aérea Um russo” foi acompanhado de perto pelos aviões de caça, até a chegada nos EUA. Em Abu Dhabi os jatos sobrevoaram o aeroporto em formação diamante, antes do pouso final. 

 

Segundo o assessor de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, o Kremlin teve que solicitar diversas autorizações para o sobrevoo, especialmente pelo fato dos jatos estarem armados. Mais tarde ele agradeceu a cooperação de todos os envolvidos. 

A viagem para os Emirados Árabes é a primeira etapa da visita diplomática de Putin ao Oriente Médio. Hoje ele se reúne com o presidente emiradense, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, para abordar assuntos como a guerra entre Israel e Hamas e produção de petróleo pela OPEP+. Após conversas em Abu Dhabi ele segue para a Arábia Saudita. 

Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por conta de crimes no conflito com a Ucrânia, e por isso tem limitado viagens ao exterior. Como os Emirados Árabes e a Arábia Saudita não são parte do TPI, o que significa passe livre ao presidente russo. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.