Advertisement

Irã finaliza acordo para compra de caças Su-35 e helicópteros Mi-28 da Rússia

Sukhoi Su-35BM Flanker-E. Foto: Aleksandr Markin

Após longas conversas com a Rússia, o Irã finalmente finalizou o acordo para a compra de caças Su-35 Flanker. O negócio ainda inclui helicópteros de ataque Mil Mi-28 e jatos de treinamento e ataque Yak-130, revelou um oficial iraniano. 

A finalização do acordo foi confirmada nesta terça-feira (28) pelo vice-ministro da Defesa do Irã, Mehdi Farahi. “Os planos foram finalizados para que os caças Sukhoi Su-35, os helicópteros de ataque Mil Mi-28 e os jatos de treinamento Yak-130 se juntem às unidades de combate do Exército do Irã”, disse Farahi à agência local Tasnim

Esta será a primeira grande compra de aeronaves militares do Irã, desde que o país adquiriu um punhado de caças MiG-29 Fulcrum da Rússia há cerca de 30 anos. Atualmente a frota de aeronaves de combate iraniana é formada em grande parte por aeronaves obsoletas e de origem ocidental, como os jatos F-5 Tiger II, F-4 Phantom II e F-14 Tomcat. 

Su-35 Rússia Sukhoi Ucrânia
Caças Su-35S Flanker-E da Força Aérea Russa. Foto: Rosoboronexport.

Leia mais: conheça os aviões de caça da Força Aérea do Irã

Com o acordo, o Irã fica mais perto de comprar aviões modernos de Moscou, após uma grande aproximação entre os governos, acelerada pela Guerra na Ucrânia. 

Teerã está de olho nos Su-35 há cerca de dois anos. Quando o Egito cancelou a compra de 24 desses aviões após pressões diplomáticas dos Estados Unidos, o Irã viu a oportunidade de ter caças modernos sem ter que esperar muito. Era previsto que os Su-35 chegassem ao país no início deste ano, o que não aconteceu. 

Segundo fontes locais, os novos caças estarão sediados na 8ª Base Aérea Tática em Isfahan, no centro do país. A base, adjacente a um aeroporto internacional, também é uma das sedes para os lendários Grumman F-14 Tomcat, como explicamos em outro artigo.

Mil Mi-28 Havoc. Foto: Alex Beltyukov - RuSpotters Team
Irã também adquiriu helicópteros Mil Mi-28. Foto: Alex Beltyukov – RuSpotters Team.

Ainda que o Su-35 seja o “prato principal” do acordo com a Rússia, os iranianos também compraram os helicópteros Mi-28 e os treinadores a jato Yak-130. 

O Havoc, como é chamado pela OTAN, é um dos mais conhecidos helicópteros de ataque no mundo, competindo com o AH-64 Apache estadunidense. Tem sido extensivamente usado na Ucrânia, ao lado de modelos como o Ka-52 e Mi-24/Mi-35. Já foi exportado para Argélia, Iraque e Uganda. 

Já o Yak-130 tem origens em um desenvolvimento conjunto coma Itália (que por sua vez fez o M346 Master). Projetado como um treinador avançado para aviação de caça, o Yak-130 ainda recebeu capacidade para usar armas contra alvos aéreos e terrestres, além de uma versão dedicada de ataque ao solo, o Yak-131. Este pequeno jato já foi exportado para sete países, incluindo Argélia, Belarus e o próprio Irã.

Dois Yak-130 já foram entregues ao Irã, mas ainda não se sabe quantos mais a Rússia enviará como parte deste novo acordo. Embora tenha confirmado as negociações, o vice-ministro da Defesa não deu muitos detalhes como valores e números de aeronaves. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Irã, Mi-28, Rússia, SU-35, usaexport