Advertisement

Irã quer comprar caças Su-35 da Rússia; aviões podem ser os mesmos do Egito

Su-35 Rússia Sukhoi Ucrânia

A Força Aérea do Irã quer se tornar a próxima usuária do jato avançado Sukhoi Su-35 Flanker-E. O comandante da organização, General-Brigadeiro Hamid Vahedi, confirmou que existe a intenção de compra dos aviões da Rússia. 

“Esta questão está na agenda e esperamos conseguir esses caças da geração 4++ no futuro”, disse Vahedi em entrevista à agência de notícias Borna no domingo (04). O General também disse que o Irã está discutindo a compra dos Su-35, já que o país não tem mais interesse nos Su-30 de dois assentos. 

Apesar da intenção de compra, o comandante da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) enfatizou que que a decisão final sobre a compra dos Su-35 cabe ao Exército e ao Quartel-General das Forças Armadas.

F-14A Tomcat Irã
Caças F-14A Tomcat da IRIAF.

A IRIAF conta com uma frota de caças, em sua maioria, obsoletos. Os jatos mais avançados do país são os MiG-29 Fulcrum e o F-14 Tomcat. Com possível chegada dos Su-35, o Irã se tornaria uma ameaça ainda mais séria na região, especialmente para Israel, que planeja ataques contra as instalações nucleares iranianas.

Ainda que o Su-35 seja uma aeronave inferior ao F-35 stealth de Israel, o caça russo não deixa de ser um salto tecnológico enorme se comparado aos modelos da atual frota do Irã

Se o acordo seguir em frente, não deverá demorar muito para a IRIAF receber seus novos Su-35. É possível que os aviões sejam os mesmos 24 Su-35SE (versão de exportação) fabricados para o Egito.

Su-35 Egito
Um dos Sukhoi Su-35 adquiridos pelo Egito. Foto: NSK Planes

A compra, assinada em 2019, foi cancelada por Cairo mesmo com os aviões prontos, por conta de pressões dos Estados Unidos através de ameaças de sanções pelo CAATSA (Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act). Em março, um importante General dos EUA disse que o Egito poderia receber caças F-15 Eagle.

Fontes alegam que a compra dos Su-35 pode ser parte de um acordo de defesa entre Teerã e Moscou, avaliado em US$ 10 bilhões, que inclui um satélite militar e duas baterias de sistemas antiaéreos S-400. 

O Su-35S é a variante mais moderna da chamada “Família Flanker”, que teve início com o Sukhoi Su-27 ainda na década de 1970. É um caça de 4.5 Geração, equipado com um par de motores turbofan Saturn AL-41F1S com bocais móveis (empuxo vetorado), tornando-o super manobrável.

Su-35 Flanker-E Rússia
Sukhoi Su-35 Flanker-E. Foto: Ministério da Defesa Russo.

O caça também possui 12 pontos duros para carregar diversos armamentos como mísseis ar-ar, ar-solo e antirradar, bombas guiadas, foguetes e outros, além de portar um canhão GSh-30-1 de 30mm, com 150 munições. Seus dois principais sensores são o radar de varredura eletrônica passiva (PESA) IRBIS-E e o IRST (Infrared Search and Track) OLS-35, este último o alvo da análise dos militares norte-americanos.

Com informações de Eurasian Times, Tehran Times

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Egito, Irã, Rússia, SU-35, usaexport