Advertisement

Vídeos: Su-34 da Força Aérea Russa cai em prédio residencial

Bola de fogo em prédio residencial de Yeysk após queda de caça Su-34 russo

Um caça-bombardeiro Sukhoi Su-34 Fullback das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) caiu em um prédio residencial nesta segunda-feira (17), na cidade de Yeysk, na região do Mar de Azov, sul da Rússia. 

Segundo a mídia local, uma pessoa morreu e três ficaram feridas. A queda do jato de combate causou um incêndio em um prédio de nove andares, danificando ao menos 17 apartamentos. Vídeos circulando pelas redes sociais mostram a aeronave caindo e o fogo no local. Também é possível ver a ejeção dos dois tripulantes, segundos antes do avião explodir ao impactar a zona residencial. Os dois militares sobreviveram.

Em nota, o Ministério da Defesa Russo afirma que o Su-34 saiu de uma base aérea no Distrito Militar Sul para um voo de treinamento. Os tripulantes relatam que um dos motores pegou o fogo logo após a decolagem, levando à queda do caça. 

O local do acidente fica há cerca de 5 km de uma base aérea, de onde o jato pode ter decolado, ainda cheio de combustível. Depois que o caça caiu, uma série de explosões foram ouvidas. Moradores locais e internautas especulam que a aeronave estava armada no momento do acidente. 

Yeysk está localizada no chamado Golfo de Tangarog, no Mar de Azov, um grande corpo d’água na fronteira entre Rússia e Ucrânia. A cidade portuária é perto de Mariupol, uma região da Ucrânia que está sob controle russo desde a invasão em fevereiro.

Segundo a agência Aljazeera, o presidente Vladimir Putin foi imediatamente informado sobre o acidente e ordenou que ministros de saúde e serviços de emergência, juntamente com o governador local, fossem ao local.

Bola de fogo em prédio residencial de Yeysk após queda de caça Su-34 russo
Imagem via Telegram.

O governador Veniamin Kondratyev disse no Telegram que “todas as unidades de bombeiros e resgate da região estão trabalhando para extinguir o fogo”.

O comitê investigativo da Rússia anunciou mais tarde que havia iniciado uma investigação criminal sobre o acidente. “Os investigadores militares estão estabelecendo as circunstâncias e as causas do incidente”, disse.

Caça russo moderno

Apesar da declaração do Ministério, existe a possibilidade do que o Su-34 estivesse a caminho de uma missão de combate na Ucrânia. Desenvolvido com base no protótipo Su-27IB, o Su-34 é um caça-bombardeiro de longo alcance, uma contrapartida ao F-15E Strike Eagle norte-americano.

Considerado um dos aviões mais modernos do arsenal russo, o Fullback, como é chamado pela OTAN, é tripulado por dois militares (piloto e copiloto/operador de sistemas d’armas) que sentam lado a lado em um cockpit blindado, acessado através de uma escada no trem de pouso dianteiro. 

Caça-bombardeiro Sukhoi Su-34 Fullback da Rússia
Sukhoi Su-34 Fullback.

Além do canhão GSh-30-1 de 30mm (armamento tradicional entre caças russos), o Su-34 pode carregar oito toneladas de armamentos diversos, incluindo os mísseis ar-ar R-73 e R-27, mísseis antirradar Kh-31, bombas inteligentes da série KAB-500 e mísseis antinavio como o Kh-35 e de cruzeiro como o Kh-59.

O modelo tem sido extensivamente empregado pela VKS contra as tropas de Kiev. Apesar de ser um caça relativamente novo, é o segundo mais abatido no conflito. Segundo o portal Oryx, a Rússia perdeu 17 Su-34, sendo um da versão Su-34M atualizada, perdendo apenas para o Su-25 Frogfoot, com 23 abates confirmados. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Rússia, Su-34, usaexport