Advertisement

Voos de bombardeiros furtivos B-2 são suspensos após acidente

Elephant Walk com bombardeiros stealth B-2 Spirit

Um recente acidente fez a Força Aérea dos EUA (USAF) suspender os voos de todos os seus bombardeiros stealth B-2 Spirit. Durante a pausa nas operações, as aeronaves serão inspecionadas. 

O acidente em questão ocorreu há quase 10 dias, na base aérea de Whiteman, no Missouri, onde os 20 bombardeiros estão sediados. Após sofrer uma emergência em voo (ainda não especificada pela força aérea), um B-2 fez um pouso de emergência. O avião, avaliado em US$ 2.2 bilhões, pegou fogo e sofreu um colapso no trem de pouso, com a ponta da asa vindo a cair no chão. 

Aeronaves B-2 taxiando em Whiteman durante exercício.
Aeronaves B-2 taxiando em Whiteman durante exercício. Foto: USAF.

Ninguém se feriu e o incêndio foi contido pelas equipes de bombeiros da própria base. Até o momento não se sabe o quão extensos foram os danos ao jato furtivo, mas o incidente foi suficiente para o Comando de Ataque Global emitir uma ordem para suspender os voos da frota B-2. 

Com isso, a Base de Whiteman emitiu uma nota na última sexta-feira (16), afirmando que os B-2 da 509th Bomb Wing não farão o tradicional sobrevoo do Rose Parade, no Estádio Rose, realizado anualmente em janeiro. Bombardeiros supersônicos B-1B Lancer vão substituir os jatos stealth. O comunicado também confirma que o aterramento dos aviões se estende até o ano que vem. 

B-2 Spirit. Foto: USAF.
B-2 Spirit. Foto: USAF.

“Nossa preocupação número um é a segurança de nosso pessoal e da frota. Lamentamos profundamente ter que tomar essa decisão tão perto do evento, mas estamos comprometidos em retornar à Pasadena em 2024”, disse o coronel da Força Aérea dos EUA Daniel Diehl, comandante da 509th Bomb Wing. “Embora não estejamos participando deste sobrevoo, continuamos firmes em nosso compromisso de atender ao chamado de nossa nação.”

O mais recente incidente com o B-2 Spirit também ocorre poucos dias depois que o B-21 Raider, substituto do modelo atual, foi oficialmente apresentado ao público. Apenas 21 aeronaves foram fabricadas. Uma delas sofreu perda total em um acidente na Base Aérea de Andersen/Guam, no Pacífico, em 2008.

Restos do B-2 "Spirit of Kansas" destruído em um acidente em Guam, 2008. Foto: USAF.
Restos do B-2 “Spirit of Kansas” destruído em um acidente em Guam, 2008. Foto: USAF.

O Spirit é um dos mais importantes aviões da frota dos EUA, membro da tríade nuclear do país. A aeronave “invisível aos radares” está em operação há 25 anos, tendo estreado em combate durante a Guerra no Kosovo em 1999. O B-2 possui quatro motores turbofan General Electric F118, tem alcance de 11,000 km e pode carregar 23 toneladas de bombas convencionais ou nucleares.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: B-2, USAF