Aeronaves KC-130 e KC-390 fazendo o que parece uma missão de Revo- Foto: MDM Fotografias

Voos de duas aeronaves militares sob os céus do Rio de Janeiro nesta semana chamaram a atenção de curiosos e claro, spotters de plantão. As aeronaves envolvidas eram um KC-130 Hércules da FAB e um KC-390 da Embraer.

Nas imagens é possível ver as aeronaves voando próximas em uma posição de voo que parece ser de REVO (Reabastecimento em Voo), mas não se viu a cesta em contato com o probe. Devido a isso, acredita-se que tenha sido um teste do KC-390 recebendo combustível, mas nada pode ser de fato confirmado.

O KC-390 foi o de prefixo PT-ZNJ, que há um tempo fez treino de contato seco um KC-130 da FAB, esse treino aconteceu entre o final de maio e 1º de junho. As aeronaves estavam pousadas na Base Aérea do Galeão.

Aeronaves KC-390 e KC-130 voando sob a costa fluminense. Foto: MDM Fotografias

O KC-390 pode tanto realizar reabastecimentos como também ser reabastecido, e isso em um cenário de conflito é crucial, pois economiza tempo, o que é bem importante em um cenário real de conflito. 

A Força Aérea Brasileira, irá receber o primeiro das 28 unidades do KC-390 esse ano, as aeronaves farão parte do 1 Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), as aeronave ficarão sediadas na ALA-2 na cidade de Anápolis-GO, onde também será a casa dos Gripens F-39 a partir de 2021.