No início da noite desta quarta-feira (22/02) uma aeronave da LATAM, de matrícula PT-MZY, que estava se preparando para decolar, teve um problema em um dos seus motores enquanto estava acelerando na pista principal para a decolagem. O voo JJ3264 partiria de São Paulo para Belo Horizonte (Confins). Dentro da aeronave estavam 134 passageiros e 6 tripulantes.

A LATAM esclarece que a aeronave teve um princípio de incêndio em um dos motores, bombeiros conseguiram combater as chamas e controlaram a situação. Não houve nenhum passageiro ferido durante o procedimento e foram desembarcados com segurança.

Os pilotos assim que identificaram o problema abortaram a decolagem da aeronave e acionaram os extintores dos motores da aeronave, no procedimento chamado de Rejected Takeoff (RTO). O Aeroporto de Congonhas foi fechado e passará por uma lavagem de pista para então ser reaberto.

Voos com destino a Congonhas estão sendo direcionados para o Aeroporto de Guarulhos neste momento. Em vídeo o portal G1 registrou o momento que os bombeiros chegaram para combater as chamas.

Em fotos repassadas via Whatsapp para a equipe da Aeroflap é possível visualizar uma parte preta na fuselagem traseira, logo após o trem de pouso. Aproximadamente às 21h00 desta quarta-feira recebemos a imagem abaixo, da aeronave já rebocada para perto do terminal e fora da pista.

Foto – Everton Machado/Reprodução

 

Em nota oficial enviada no e-mail da Aeroflap a companhia disse:

A LATAM Airlines Brasil informa que o voo JJ3264 (São Paulo/ Congonhas – Belo Horizonte/ Confins), que decolaria às 17h40 de hoje (22/02) do aeroporto paulista, teve um princípio de incêndio em uma das turbinas durante o procedimento de decolagem, que foi interrompido. Os bombeiros foram acionados e controlaram a situação. Não há registro de feridos. Os passageiros serão desembarcados em breve e receberão toda a assistência necessária. A companhia já abriu um processo para investigar as causas do incidente.

Atualização 20h45 – A LATAM Airlines Brasil informa que já foram desembarcados com segurança todos os passageiros e tripulantes do voo JJ3264 (São Paulo/ Congonhas – Belo Horizonte/ Confins), que decolaria às 17h40 de hoje (22/02) do aeroporto paulista. Não houve feridos e a companhia já está prestando toda a assistência necessária aos clientes.

A LATAM também informou que 13 voos foram cancelados e 16 alternados, o problema todo foi gerado pelo fechamento do Aeroporto de Congonhas entre 18h41 e 21h06, além da forte chuva que caiu em São Paulo entre 17h19 e 17h55.

Os passageiros foram encaminhados para uma reacomodação, e aqueles que não residem em São Paulo foram direcionados para hotéis.

 

A página do Instagram “Aeronautica ” publicou um vídeo no momento em que os bombeiros estavam combatendo o fogo:

 

Foto em destaque via – VEJA

This post is available in: pt-brPortuguês